Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Prefeitura de Santa Maria assina termo...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

06/10/2021 06/10/2021 17h44m

Prefeitura de Santa Maria assina termo de cooperação técnica com o Mantenedouro São Braz


Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)

Documento formaliza parceria entre o Município e o local que reúne animais silvestres no distrito de Boca do Monte

Representantes da Prefeitura de Santa Maria assinaram, na tarde desta quarta-feira (6), um acordo de cooperação técnica com o Mantenedouro São Braz. O ato ocorreu na sede da instituição, no distrito de Boca do Monte, e faz parte da programação da Uma Semana Animal, que conta com atividades voltadas à promoção do bem-estar dos animais.

O documento foi assinado pelo prefeito Jorge Pozzobom, pelo secretário de Meio Ambiente, Guilherme Rocha, e pelo responsável pelo mantenedouro, Santos de Jesus Braz da Silva. O acordo formaliza a parceria que já existe entre o Município e o São Braz na troca de serviços e de conhecimento. O mantenedouro já recebe da Prefeitura, por exemplo, galhos e lenha oriundos da arborização urbana, além de animais apreendidos pela Secretaria de Meio Ambiente. 

“Estamos formalizando algo que é muito importante para nós. O Braz é o amor ambulante. Seria muito simplório falar somente da recuperação clínica e física que ele provê aos animais. Quero registrar também o carinho com o qual ele trata todos os bichos e, além disso, agradecer a toda a equipe da Secretaria de Meio Ambiente que é incansável na defesa da causa animal”, afirmou, na ocasião, o prefeito. 

Por meio do acordo, que não envolve transferência de recursos financeiros, o Município oficializa a cooperação em ações de recuperação, reabilitação, proteção e soltura da fauna silvestre. Já o Mantenedouro São Braz, entre outros aspectos, se compromete em prestar apoio técnico para os servidores da Secretaria de Meio Ambiente, com cursos, seminários e oficinas de capacitação para manejo de animais silvestres. 

“Os mantenedouros prestam um serviço fundamental para a sociedade. Sabemos das dificuldades que o São Braz enfrenta, e sempre procuramos aproximar o Município dessa instituição”, disse o secretário Guilherme Rocha. 

Na oportunidade, Santos de Jesus também agradeceu ao trabalho realizado pela Prefeitura de Santa Maria quanto à infraestrutura do distrito. 

“Temos um turismo rural muito forte, além dos órgãos policiais que transitam por aqui em função das apreensões. São 500 animais que passam pelo São Braz por mês. Então, as intervenções realizadas pela Prefeitura nos últimos anos foram muito importantes para, hoje, termos uma estrada de acesso em boas condições”, afirmou o responsável.

A assinatura do documento ocorreu em frente ao Monumento da Liberdade, que reúne gaiolas de pássaros vazias. A secretária adjunta de Meio Ambiente, Daniela Dalla Lana, e o superintendente de Bem-Estar Animal, Alexandre Caetano, acompanharam o ato. A equipe da Prefeitura também percorreu a área do mantenedouro para conhecer mais sobre os animais que estão no local, como macacos, tucanos, pavões, cobras, felinos e até um urso. O Mantenedouro São Braz é regularizado pelo Governo Federal há 25 anos.

Texto: Rafael Favero (Mtb: 20.291) 
Fotos: Alex Caceres (Prefeitura) e Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial