Inicial > Meio Ambiente > Notícias > Ação de microchipagem no Alto da...

Secretaria de Município de Meio Ambiente

27/08/2021 27/08/2021 17h29m

Ação de microchipagem no Alto da Boa Vista aplicou 12 identificadores em cavalos carroceiros


Foto: João Vilnei (Mtb: 18.086)

A iniciativa é gratuita, voluntária e indolor para os equinos

Em nova ação da microchipagem de equinos, a Prefeitura de Santa aplicou 12 identificadores em cavalos carroceiros na tarde desta sexta-feira (27). O trabalho ocorreu no Alto da Boa Vista, das 14h às 17h, no terreno em frente à Creche Sinos de Belém, na Região Oeste. Devido à pandemia, o uso de máscara de proteção facial de forma correta e de álcool em gel foram obrigatórios durante os atendimentos.

“A ação foi muito produtiva, com bastante procura da população aqui da área em que ficamos. Os donos de cavalos entenderam a importância da microchipagem, de que não é só um microchip no animal, e sim a identificação do seu cavalo. Que é um controle do seu animal”, avalia a médica-veterinária do Município Patrícia Silveira.

Além da implementação do dispositivo em equinos, a equipe da Prefeitura conversou com a comunidade para sanar dúvidas relacionadas aos equinos e à legislação para as carroças com tração animal. Esta foi a segunda ação de microchipagem após a retomada da iniciativa, em 13 de agosto. A iniciativa é gratuita, voluntária e indolor aos cavalos.

Novas ações estão previstas para as próximas semanas. A microchipagem tem o apoio das secretarias de Meio Ambiente, por meio Superintendência de Bem-Estar Animal, de Mobilidade Urbana e de Desenvolvimento Social.

HISTÓRICO
A microchipagem de equinos começou ainda em 2019 no Município para incentivar a posse responsável dos animais. Através da tecnologia, é possível, com a utilização de um aparelho leitor, identificar quem é o proprietário do animal. A inovação auxilia em eventuais ocorrências de furto ou acidentes que envolvem algum animal, por exemplo. 

Antes da pandemia de coronavírus, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio da Superintendência de Bem-Estar Animal, havia microchipado 166 equinos, a maioria deles na região da Vila Maringá, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon. A estimativa é que ainda existam cerca de 1,4 mil cavalos de carroças — que são o principal alvo das ações — para serem microchipados em Santa Maria. 

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial