Secretaria de Município de Meio Ambiente

10/06/2018 10/06/2018 12h20m

Ação ambiental e educativa nas margens do Arroio Cadena retira 54 toneladas de resíduos sólidos


Mutirão de limpeza e atividades na Praça dos Bombeiros marcaram o encerramento da Semana do Meio Ambiente (Foto: João Alves)

Atividade marcou o encerramento da 3ª Semana Municipal do Meio Ambiente

 

Na manhã de sábado (09), a Prefeitura de Santa Maria promoveu uma ação de Educação Ambiental envolvendo alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino. No início da manhã, as crianças, acompanhadas pelos pais e professores das Escolas Municipais Professora Altina Teixeira, Aracy Trindade Cáurio e Edy Maya Bertoia, realizaram uma caminhada ao longo da Avenida Perimetral Dom Ivo Lorscheiter. A atividade foi organizada pelas secretarias de Meio Ambiente e de Educação e contou com o apoio da Sustentare Saneamento, da Cone Sul Soluções Ambientais e da Maringá Metais. 

Com as mãozinhas protegidas por luvas descartáveis e carregando sacos de lixo, os pequenos recolhiam papéis e embalagens plásticas às margens do Arroio Cadena. Nas costas, uma capa - no estilo "super-herói" - identificava: eram os "Amigos da Natureza". Ao lado do pai, o menino Martin da Silva Santos, de 4 anos e matriculado no Maternal da EMEF Edy Maya Bertoia, explicava porque estava ali.

"Porque eu gosto da natureza e é errado jogar lixo  no chão. A gente tem que botar o papel na lixeira", justificou. 
A resposta de Martin estava em sintonia com a fala da secretária de Meio Ambiente, Sandra Rebelato, ao afirmar que as crianças são os grandes responsáveis por educar os adultos para os cuidados com os recursos naturais renováveis, principalmente os recursos hídricos. 

"Essas três escolas são vizinhas do Arroio Cadena, local que constantemente sofre com o descarte irregular de resíduos. Por isso, vocês, alunos e professores, podem ser nossos fiscais no sentido de denunciar quem polui as margens ou até mesmo para chamar atenção de quem joga lixo no lugar errado", afirmou Sandra. 

O prefeito Jorge Pozzobom e o vice-prefeito Sergio Cechin participaram da caminhada com as crianças. O chefe do Executivo destacou que a limpeza das áreas públicas gera custos para a Prefeitura e que poderiam ser minimizados, caso a população fizesse a sua parte.

"Eu agradeço muito esse mutirão que as crianças da Rede Municipal estão realizando. Esse é um gesto de cidadania e de amor pela cidade. Temos convicção que elas vão levar esse conhecimento para seus vizinhos e, no futuro, serão cidadãos mais conscientes com o Meio Ambiente", disse Pozzobom.

Depois de recolher lixo ao longo da Perimetral, a comunidade escolar também distribuiu mudas de girassol e plantas a quem passou pelo local. A ação de limpeza nas margens do Arroio Cadena seguiu durante todo o sábado.

Ao final do mutirão, conforme o gerente de contratos da Sustentare, Felipe Lasch, foram retiradas 54 toneladas de resíduos.


"UM DIA NA PRAÇA" MARCOU O ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES
De tarde, na Praça dos Bombeiros, ocorreu o encerramento oficial da 3ª Semana Municipal do Meio Ambiente. Este ano, o tema escolhido pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e pela Prefeitura foi "A sustentabilidade começa por você". E muitos exemplos de atitudes e ideias ecologicamente corretas e economicamente viáveis puderam ser conferidas durante o evento.

Quem compareceu à atividade denominada "Um dia na praça" pode conferir atrações musicais, exposição de artesanato utilizando materiais recicláveis, projetos desenvolvidos por escolas do Município, distribuição de mudas e ponto de recolhimento de eletrônicos. 

A 3ª Semana Municipal do Meio Ambiente teve apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Associação Amigos do Campestre, Emater-RS, Universidade Franciscana (UFN), Sustentare Saneamento Ambiental, Casa Círculo, Artmate, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Companhia Riograndense de Valorização de Resíduos (CRVR), Cone Sul Soluções Ambientais, Grupo Bandeirantes da Serra, Maringá Metais, Construtora PH Jobim, Rotaract, Comitê dos Rios Vacacaí e Vacacaí Mirim, Hotel Fazenda Pampas, Consórcio SIM e Associação Santa-mariense de Esportes Náuticos (Asena).

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial