Secretaria de Município de Meio Ambiente
08/02/2017 08/02/2017 17h26m
Secretarias vistoriam trecho do Arroio Cadena e planejam mutirão de limpeza das margens

Iniciativa pretende organizar cronograma de ações em parceria com entidades e instituições
Uma reivindicação de moradores do Bairro Salgado Filho levou representantes da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (SISP), Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e Defesa Civil até o Arroio Cadena, na manhã desta quarta-feira (08). O grupo vistoriou as margens do arroio no trecho que passa sob a Rua Sgt. Elpídio Barbosa, próximo à Escola Estadual Dom Antonio Reis. No local, além do mau cheiro, há muito lixo acumulado, tanto doméstico, quanto inservíveis, além de animais mortos e outros dejetos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, André Domingues, as pastas devem se unir e promover um mutirão de limpeza para tentar minimizar o impacto ambiental nas margens do Cadena. “O arroio precisa de um projeto de recuperação em todo o seu curso, mas pelo menos nesse trecho, onde ele corta o Bairro Salgado Filho, é necessário um plano de ação mais imediato, pois os próprios moradores são nossos parceiros reestabelecer essa região”, explicou.
O titular da Infraestrutura e Serviços Públicos, Paulo Roberto Almeida Rosa, reafirmou a intenção de promover a limpeza das margens do arroio, mas para isso, definiu a organização de um cronograma de ações que poderá contar, também, com empresas e instituições parceiras. Segundo o secretário, antes de executar o mutirão é necessário fazer um planejamento detalhado. Entidades ambientais e outras instâncias da sociedade civil poderão participar para, juntos com o Poder Público, participarem de uma ação ordenada e intensa para recuperar este trecho do arroio. “Aqui será uma espécie de projeto piloto de algo ainda mais efetivo que poderá se estender para outras regiões da cidade onde o Cadena traça seu curso”, apontou Almeida Rosa.
A partir do planejamento de ações, outras secretarias poderão ser inseridas no mutirão de limpeza, como Mobilidade Urbana, para dar suporte na interrupção do trânsito em vias próximas, dando condições de acesso e saída de caminhões, até a Secretaria de Município da Educação, para trabalhar questões ambientais junto com as crianças da Rede Municipal de Ensino.
Equipes vistoriam passarela na Caturrita
Ainda nesta quarta-feira (08), Defesa Civil e Secretaria de Infraestrutura estiveram na passarela que liga a Vila São João com a Rua José Barin, no Bairro Caturrita. De acordo com o secretário titular da pasta, engenheiros da SISP deverão fazer vistoria no local para emitir parecer técnico detalhado sobre as condições da passarela.
Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14.265)
Fotos: João Alves (Mtb 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria