Inicial > Saúde > Notícias > SAMU já atendeu a 796 casos...

Secretaria de Município da Saúde

20/06/2011 20/06/2011 18h06m

SAMU já atendeu a 796 casos de urgência e emergência em Santa Maria


Nesta segunda-feira (20), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) completa um mês de funcionamento em Santa Maria. Segundo dados fornecidos pela Associação Franciscana de Assistência a Saúde (Sefas), que administra o serviço, até o último domingo (19), desde o início das operações, 796 casos foram atendidos pelo SAMU. A cidade possui quatro ambulâncias, acionadas pelo telefone 192, que atuam a partir do Hospital Casa de Saúde e Pronto Atendimento (PA) do Patronato.

As três ambulâncias básicas atenderam a 135 chamados, já o veículo de suporte avançado foi ao encontro de 661 chamados de urgência e emergência. O responsável pela fiscalização do serviço, o superintendente da Secretaria de Município da Saúde, Luiz Skinowsky, destacou que tem conversado com muitas pessoas, de lugares diferentes, e que a aceitação é grande, assim como a satisfação de quem já chamou o SAMU. “Em Santa Maria precisávamos de um serviço com esta competência”, afirmou Skinowsky.

O superintendente também comentou que o contato com a gerência do SAMU é constante, pois o objetivo é evitar quaisquer problemas. O funcionamento das ambulâncias em Santa Maria ocorre por convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Sefas. A Prefeitura repassa mensalmente à Sefas o valor de R$ 160 mil para gerenciamento e manutenção do sistema.

 

Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: João Alves
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial