Inicial > Saúde > Notícias > Prefeitura realiza capacitações nas Estratégias Saúde...

Secretaria de Município da Saúde

29/05/2019 29/05/2019 14h58m

Prefeitura realiza capacitações nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) para melhor atender a idosos


Iniciativa voltada a profissionais da saúde serve para a implantação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa no Município

Até o fim deste ano, os servidores de todas as Estratégias Saúde da Família (ESFs) de Santa Maria vão passar por capacitação visando à implementação da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa no Município. Trata-se de uma recomendação do Ministério da Saúde para aprimorar a atenção e o cuidado à população com mais de 60 anos, uma das premissas da Prefeitura.

Conforme dados do IBGE, Santa Maria conta com cerca de 36 mil idosos. Em função disso, o Município aderiu à proposta em 2017. A qualificação, que começou em setembro de 2018 com a destinação de cerca de 7 mil cadernetas, prioriza as ESFs porque contam com agentes comunitários, que realizam visitas domiciliares.

“É uma avaliação ampla do idoso, que acompanha doenças, fragilidades, vulnerabilidades, entre outros. Também está prevista uma análise nas residências dos idosos, com a verificação de locais que possam oportunizar quedas e questões de cuidados de higiene”, explica a responsável pelas Políticas de Saúde do Idoso do Município, Letícia Soriano Baisch.

A Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa no Município conta com espaços para serem preenchidos com dados das avaliações feitas pelos profissionais e orientações sobre saúde bucal, sexualidade, como fazer denúncias de violência, entre outros. A ESF Vila Santos foi a pioneira nesta iniciativa, que é desenvolvida pela Secretaria da Saúde em conjunto com a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde e com o apoio da Residência Multiprofissional da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). No local, cada equipe planeja ações para atender aos idosos que fazem parte daquela comunidade.

Na última semana, duas equipes da ESF São José participaram da capacitação. As atividades contemplam as melhores formas de preenchimento da caderneta e avaliações de casos clínicos. A responsável pelas Políticas de Saúde do Idoso explica sobre a importância das verificações dos históricos de doenças e de uso de medicamentos, aspectos cognitivos e emocionais e monitoramentos de pressão arterial e de nível de glicose. Tudo para facilitar o fluxo de informações entre os idosos e os serviços de saúde.

A próxima ESF a receber as qualificações serão a Oneide de Carvalho. A previsão é que até 2020 todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) também recebam a caderneta.

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial