Notícias
02/05/2014 02/05/2014 20h00m
Pesquisa aponta: Santa Maria entre as 100 melhores cidades do Brasil para a abertura de negócios e investimentos
Santa Maria é a quarta melhor cidade do Rio Grande do Sul e a 62ª do Brasil para a abertura de novos negócios e investimentos. Isto é o que aponta a pesquisa feita pela consultoria paulista Urban Systems e divulgada pela Revista Exame, na última quarta-feira (30). O levantamento, que analisou 27 indicadores, considerou 293 municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes – grupo de cidades responsável por 71% do Produto Interno Bruto (PIB) do país, de acordo com a reportagem.
O prefeito Cezar Schirmer comemorou a posição no ranking divulgado pela Revista Exame e atribuiu a boa colocação à parceria das políticas públicas com as “imensas potencialidades e características diferenciadas” da cidade. “Esta união de esforços da prefeitura com as potencialidade dado município coloca, cada vez mais, Santa Maria neste círculo virtuoso de desenvolvimento”, enfatizou o chefe do Executivo.
De acordo com a pesquisa, Santa Maria integra o seleto grupo de municípios com índices de desenvolvimento humano acima da média nacional, como “PIB per capita”, “Chefes de família Classe A”, “Trabalhadores formais com curso superior”, “Índice de coleta de esgoto” e “Número de leitos por mil habitantes”. Os indicadores analisados pela consultoria foram divididos em sete eixos: sociodemografia, economia, saúde, educação, financeira, transporte e telecomunicações.
Confira a reportagem em anexo.
Estudo anterior colocou Santa Maria como destaque em gestão pública
A Revista Exame divulgou, em novembro de 2013, outro importante estudo: “Os Desafios da Gestão Municipal”. Elaborada pelo Instituto Macroplan, a pesquisa apontou Santa Maria como a 3ª melhor cidade do Estado e a 41ª do país em gestão pública e qualidade de vida. À época, o prefeito Cezar Schirmer lembrou que os investimentos feitos pelo governo em educação, saúde e desenvolvimento econômico colocaram a cidade numa posição de destaque no estudo nacional.
Jornalista Luiz Otávio Prates