Inicial > Notícias > Regiões com mais registros de focos...

Notícias

06/04/2020

Regiões com mais registros de focos de mosquito da dengue recebem aplicação de inseticida


Em função do pedido para que fiquem em casa, moradores podem aproveitar e redobrar cuidados com a limpeza de pátios

A partir dos resultados de amostras que apontam a confirmação de 7 casos de dengue em Santa Maria, a equipe da Vigilância Ambiental da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) realiza uma série de iniciativas. Nesta terça-feira (7), haverá a aplicação de inseticida nos quarteirões que são alvos nos bairros Camobi e Rosário e a reaplicação de produto no Bairro Nova Santa Marta. Os locais são os que registraram os casos de dengue. As ações começaram na última semana. O objetivo da aplicação do inseticida é para bloquear a transmissão viral naquelas localidades.

Além dos casos confirmados, Santa Maria conta com 11 casos suspeitos, em que o Município realizou a busca ativa desses casos a fim de investigar a procedência dos pacientes. Santa Maria é considerada infestada desde 2013. Porém, os poucos casos registrados até então eram importados, ou seja, vindos de fora. Agora, o que diferencia é que os casos são autóctones, isto é, com registro de contaminação dentro do próprio Município. 

“Contamos com apoio da 4ª CRS para a realização desse trabalho e aguardamos o reforço de novos agentes de endemias. Por isso, contamos que a população faça a sua parte, aproveitando o isolamento social para eliminar focos, limpar os pátios e fazer denúncias”, reforça o superintendente da Vigilância em Saúde no Município, Alexandre Streb.

As denúncias de possíveis focos do mosquito da dengue devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Ouvidoria. Confira, abaixo, alguns cuidados para evitar a proliferação:

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
– Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
– Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
– Mantenha tampados tonéis e barris de água;
– Guarde garrafas de cabeça para baixo;
– Recolha seus resíduos;
– Use repelente;
– Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
– Atenção às piscinas, especialmente as de plástico

Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial