Buscar

12/01/2011 12/01/2011 11h59m

Secretaria de Assistência Social descentraliza ações e visita quilombolas no distrito de Palma

Quilombolas, do distrito de Palma, receberam informações sobre o Bolsa Família e benefícios sociais / Foto: Arquivo

Uma das principais ações que estão sendo desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos (SMASC) é a descentralização dos serviços do órgão. Um exemplo é o que aconteceu no último sábado, dia 8, quando a equipe da secretaria realizou uma atividade de cadastramento no quilombo localizado no distrito da Palma. No local, cercado por plantações, onde hoje vivem aproximadamente 70 pessoas, a equipe da secretaria além de cadastrar as famílias quilombolas, prestou informações referentes ao Programa Bolsa Família, Carteira do Idoso para viagens Interestaduais, Isenção para tarifa social de energia elétrica, Isenção para concurso público, e gratuidade na taxa para documentação.

A ação da SMASC visa garantir a participação dos povos e comunidades tradicionais quilombolas nos programas e ações de inclusão social Governo Federal. O projeto também segue as diretrizes do decreto federal nº 6040 de 2007, que assegura regras diferenciadas voltadas especificamente para os povos e comunidades tradicionais. Segundo a secretária Marta Zanella, este evento está dentro das atividades planejadas da pasta para este ano.

O Quilombo, localizado no distrito de Palma ocupa uma área de 1,25 hectares, onde são distribuídas 13 casas. Todos os moradores são descendentes de seu fundador, Arnesto Penna Carneiro, que dá nome ao quilombo. O gestor do Programa Bolsa Família, da Secretaria de Assistência Social, Marcos Rizatti, informa que nos próximos meses serão realizadas novas visitas ao Quilombo para gestão de benefícios.


Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Arquivo





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2018, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial