Buscar

26/12/2019 26/12/2019 18:01m


Prefeitura garante aumento de cotas de exames para investigar provável surto de infecção intestinal


Prefeito Jorge Pozzobom foi até o Governo do Estado solicitar o aumento, já que número de exames laboratoriais deve crescer nos próximos dias

Com o objetivo de o Município ter mais cotas de exames laboratoriais, o prefeito Jorge Pozzobom esteve, nesta quinta-feira (26), no Palácio Piratini, em Porto Alegre, onde tratou, junto ao Governo do Estado, sobre o provável surto de infecção intestinal em Santa Maria. Dessa forma, atendendo a um pedido do prefeito Jorge Pozzobom, o governador Eduardo Leite garantiu a realização de todos os exames no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), mesmo que seja necessário o aumento na cota repassada pelo Estado, com restituição integral.

Todas as pessoas que apresentam sintomas como diarreia e dores abdominais devem procurar um pronto-atendimento para avaliação clínica. O protocolo a ser seguido pela equipe médica contempla a notificação à Secretaria de Saúde do Município e a coleta de sangue e de fezes para análise laboratorial. Assim, as cotas de exames precisaram ser ampliadas para atender à demanda que está por vir, já que, nos próximos dias, deve aumentar o número de exames feitos na cidade.

 “Não estamos medindo esforços para assegurar à população o tratamento e o diagnóstico adequados. Aumentar o número de exames laboratoriais é uma questão de cuidado com a população e de intensificar a investigação desse provável surto de infecção intestinal”, ressaltou o chefe do Executivo.

O governador Eduardo Leite garantiu, ainda, que as equipes da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS) e do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) seguirão à disposição do Município para ajudar a identificar as causas da infecção, além de acompanhar e orientar nos procedimentos a serem adotados, com alertas à toda rede de atendimento e à população.

PROVÁVEL SURTO DE INFECÇÃO INTESTINAL

A Prefeitura de Santa Maria deu continuidade, nesta quinta-feira (26), na investigação sobre um provável surto de infecção intestinal na cidade. A Vigilância em Saúde do Município fez uma vistoria na Escola de Educação Infantil do SESI, no Bairro Patronato, já que duas crianças que estudavam na instituição foram à óbito. O Poder Executivo montou um Gabinete de Crise para avaliar, identificar e investigar todos os casos.

 

Texto: Maurício Araujo (Mtb 17.781) – Com informações da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado
Fotos: Divulgação/Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria




Fotos

Voltar | Mais Notícias | Página Inicial


Prefeitura Municipal de Santa Maria
Endereço:
Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 8h30min às 13h30min
Telefone: (55) 3921-7000 CEP: 97010-005


Desenvolvimento SITI © Copyright 2022
Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial