Buscar

25/04/2011 26/04/2011 09h01m

Gare receberá Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais, na abertura da programação de aniversário da cidade

Banda da Marinha terá participação de 200 músicos do Rio de Janeiro e Recife

Os 153 anos de Santa Maria não serão comemorados apenas no dia 17 de maio, data da emancipação político-administrativa da cidade. Neste ano a programação alusiva ao aniversário do município irá começar em abril e se estenderá até o mês de junho. O início das atividades será de acordo com a importância da aniversariante. Acontecerá nesta terça-feira (26), às 19h, com a apresentação da Banda Sinfônica dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil. O local escolhido para o evento é a Gare da Viação Férrea, espaço histórico do centro da cidade.

A apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais será realizada por cerca de 200 músicos, que vêm do Rio de janeiro e de Recife para uma apresentação especial. “Este é um presente que estamos oferecendo à comunidade Santa-mariense”, exalta o prefeito Cezar Schirmer. Já a abertura oficial da programação dos 153 anos da cidade será realizada no Dia dos Trabalhadores, 1º de maio (domingo), das 15h às 20h, com uma mateada festiva, no Parque Itaimbé. No local haverá distribuição de erva mate; Banda Conversa Fora (pagode), Banda Boa (popular) e Pedrinho e Léo (Sertanejo).
 

Neste ano, a programação será descentralizada. “Os eventos acontecerão em bairros, praças, escolas municipais e escolas estaduais”, explica o secretário-adjunto de Turismo, Rogério Assis Brasil. Serão 40 dias de eventos, atividades e palestras, com enfoque na sustentabilidade ambiental. “Quisemos organizar esse mês de aniversário de uma maneira diferente e maio ficou muito pequeno, por isso optamos por fazer num período maior”, destaca. A programação de aniversário da cidade é uma realização da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com promoção da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

O encerramento das atividades será realizado durante a semana do meio ambiente, no dia 5 de junho. “Essa semana é uma referência, pois é uma quebra de paradigma porque a sustentabilidade dos eventos será colocada a prova. O que a gente gera de material reciclável? E de energia? O que podemos fazer para contribuir com a cidade? Essas serão algumas questões a serem discutidas no decorrer da programação, finaliza Assis Brasil.

Também já está confirmada a participação de palestrantes com renome nacional e internacional para o ‘Congresso Internacional de Política e Direito’, que também fará parte da programação oficial de comemoração ao aniversário de Santa Maria. O calendário oficial foi lançado nesta segunda-feira (25), pelo Gabinete do Prefeito e Secretaria de Turismo.

Saiba mais sobre a Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha no link: https://www.mar.mil.br/cgcfn/cfn/sinfonica.htm


Texto: Jorn. Vera Jacques/Luiz Otávio Prates
Foto:Divulgação

Documentos





Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Expediente externo: 7h30 às 13
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2021, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial