Programa Primeira Infância Melhor

O QUE É

É uma política pública pioneira no Estado do Rio Grande do Sul, foi implantada em 07 de abril de 2003 e tornou-se Lei Estadual nº 12.544 em 03 de julho de 2006. É um programa institucional equivalente de ação sócia educativa voltada para as famílias com crianças de zero até seis anos e gestantes, em situação de vulnerabilidade social.

OBJETIVO

O programa visa orientar as famílias partindo de suas culturas e experiências para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças de zero até seis anos, bem como o atendimento e cuidados com a gestante.

METODOLOGIA

As famílias são orientadas por meio de atividades lúdicas específicas voltadas à promoção das habilidades/capacidades através da atenção individual, em grupos e da abordagem comunitária. O programa tem como pressupostos teóricos Vygostsky, Piaget, Bowlby, Winnicot e Brunner, além dos recentes estudos da neurociência. Fundamenta-se no desenvolvimento pleno das capacidades físicas, intelectuais, sócias e emocionais do ser humano.
O PIM vem possibilitar a construção de uma nova história de vida das crianças e famílias atendidas, promovendo a saúde, educação e o desenvolvimento integral na primeira infância. Dessa forma prevenindo e minimizando problemas de desenvolvimento, aprendizagem, evasão escolar, violência, drogadição e outros.

ESTRUTURAS E COMPETÊNCIAS

O PIM está assim estruturado:
Comitê Gestor do PIM – com atribuições político-intitucionais do programa, integrado pelos titulares das pastas da Educação, da Cultura e da Justiça e Desenvolvimento Social, sob a coordenação da Secretaria Estadual da Saúde.
Grupo Técnico Estadual (GTE) – coordenação estadual do programa: planeja, capacita, monitora e valia a execução e os resultados alcançados pelos municípios, bem como articula a rede de serviços estaduais.
Grupo Técnico Municipal (GTM) – coordenação municipal do programa: planeja monitora, e avalia as ações desenvolvidas, seleciona e capacita Monitores e Visitadores, identifica as famílias para atendimento e articula a rede de serviços do município.
Monitores – orientam o planejamento das ações dos Visitadores, capacitam, acompanham e avaliam o trabalho desses junto às respectivas famílias, realizando também interlocução dos Visitadores com o GTM e com a rede de serviços.
As famílias são orientadas por meio de atividades lúdicas específicas voltadas à promoção das habilidades/capacidades através da atenção individual, em grupos e da abordagem comunitária.
Visitadores – planejam e realizam o atendimento domiciliar e grupal às famílias e gestantes, conforme a metodologia do Programa. Acompanham e avaliam a evolução dos ganhos das crianças.

QUEM INTEGRA

Seu caráter intra e intersetorial integra as Secretarias Estaduais da Educação, da Cultura, da Justiça e Desenvolvimento Social e da Saúde, sendo esta a responsável pela coordenação do Programa. A execução do PIM é de responsabilidade das prefeituras municipais.

INFORMAÇÕES

Através do portal www.pim.saude.rs.gov.br, pelo email pim@santamaria.rs.gov.br ou pelo telefone (55) 39217227.
Endereço: Secretaria de Município da Saúde, Avenida Medianeira 355.


CONTRIBUIÇÕES DO PIM PARA O MUNICÍPIO
  • Reduz os índices de desigualdade e exclusão social;
  • Incentiva as ações de Planejamento Familiar nas comunidades;
  • Incentiva a realização do Pré- Natal e assistência no puerpério;
  • Proporciona atividades culturais e educativas nas comunidades;
  • Promove o desenvolvimento integral da criança por meio de aprendizagens diversificadas, realizadas em situações interativas;
  • Propicia e participa de atividades de integração com as famílias e a comunidade;
  • Resgata o comprometimento dos pais para com a educação de seus filhos;
  • Orienta quanto aos cuidados que a criança de zero a seis anos deve receber, em especial crianças de zero a três anos não institucionalizadas.
  • Promove o nível de escolaridade (diminuição da evasão e da repetência escolar)‏.
  • Reduz do índice de gravidez na adolescência.
  • Melhora a qualificação da mão-de-obra.
  • Reduz a delinqüência juvenil e dos índices de violência e, conseqüentemente, do investimento em programas de reabilitação de presidiários.
  • Diminui do gasto com segurança pública.

NOTÍCIAS

01/03/2010Implantação da Primeira Infância Melhor no município de Santa Maria.
Programa Primeira Infância Melhor implantado em nosso município em 01/03/2010, são atendidas 500 famílias no município e para este atendimento estão atuando 20 visitadores sob a supervisão de 01 Monitor.
A área selecionada pelo GTM (Grupo Técnico Municipal) para a implantação inicial do programa é a Nova Santa Marta, mais especificamente nas vilas Alto da Boa Vista e Por do Sol. Na comunidade, há uma população de aproximadamente 25 mil habitantes (dados fornecidos pelo trabalho técnico social do plano de aceleração do crescimento - PAC).
PIM (Programa Primeira Infância Melhor) prioriza áreas cuja população se encontra em vulnerabilidade e risco social, que concentram um alto número de crianças de zero a seis anos e gestantes, que apresentam um alto índice de mortalidade infantil e um grande número de crianças não assistidas por escolas de educação infantil e alto número de adolescentes grávidas.
Cabe destacar que as necessidades para a primeira infância, alusivas à educação infantil são expressas nas ações que envolvem: proteção e segurança, afeto e amizade, expressão de sentimentos, desenvolvimento da curiosidade, imaginação e capacidade de expressão; acesso a uma alimentação sadia, à higiene e à saúde, a possibilidade de movimento em espaços amplos e de contato com a natureza; a atenção individual, acesso a ambientes educativos aconchegantes e desafiadores; o desenvolvimento da identidade cultural, étnica e religiosa; a possibilidade de brincar como uma forma privilegiada de aprender e expressar conhecimentos sobre si, sobre a cultura e o mundo em que vive.

10/04/2010PIM participa do evento do Dia Mundial da Saúde.
Dia Mundial da Saúde – Participação do PIM no Evento na Praça Saldanha Marinho para divulgação do programa.

14 e 15/04/2010O GTE promove capacitação continuada para os Visitadores do PIM.
Carolina Drügg e Wilda Blasi do GTE (Grupo Técnico Estadual) vêm a Santa Maria promover capacitação continuada para os Visitadores, com objetivo de retomar a metodologia das Modalidades de Atenção, a sensibilização das famílias, práticas do programa entre outros, realizada na sala de reunião da Segurança Alimentar.

06/05/2010Capacitação Regional dos Visitadores.
Dia 06 de maio acontece a capacitação regional dos visitadores do PIM, na Escola Estadual de Ensino Médio Professora Maria Rocha, em Santa Maria, dividida em três momentos: 1º Apresentação Teórica – Desenvolvimento Infantil dos 0 até os 3 anos apresentado pela Carolina Drügg e Wilda Blasi (GTE).
2º Momento: Oficinas de brinquedos para atendimento de famílias com crianças de 0 até 3 anos – Municípios.
3º Momento: Fechamento – Vídeo “Atividades Comunitárias” – Município de Restinga Seca.

19/05/2010PIM participa da palestra sobre “Prevenção do Câncer de mama”.
O PIM participa da palestra sobre “Prevenção do Câncer de mama”, no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Oportunizado pela Política da Mulher da Secretaria de Município da Saúde, parte da campanha do mês da prevenção ao câncer de mama 2010.

26 e 27/05/2010O PIM participa da Capacitação de Atendimento de Grupos Vulneráveis.
O PIM participa da Capacitação de atendimento de Grupos Vulneráveis, evento oportunizado pelo Programa de Prevenção da Violência, juntamente com o Programa Primeira Infância Melhor, coordenadoria estadual da mulher, DST/AIDS, Secretaria Estadual de Segurança e ACADEPOL.
Com o objetivo de capacitar e qualificar profissionais que atuam na área de atendimento às mulheres, crianças, adolescentes e idosos em situações de risco e vulnerabilidade social nos municípios aderidos ao Programa de Prevenção da Violência (PPV).

07 a 11/06/2010O PIM promove a 2º Capacitação e Seleção de novos Visitadores.
O PIM promove a 2º Capacitação e Seleção de novos Visitadores, no anfiteatro da Prefeitura Municipal de Santa Maria.
Foram realizadas palestras sobre as modalidades e metodologia do Programa com a finalidade de capacitar e selecionar novos Visitadores para fazerem parte da equipe da Primeira Infância Melhor em Santa Maria.

12/06/2010O PIM Participa da Campanha de vacinação da Poliomielite.
O PIM Participa da Campanha de vacinação da Poliomielite, na Praça Saldanha marinho, centro de Santa Maria, junto à unidade móvel.

30/06/2010O PIM participa do 8º Encontro Municipal Festivo dos Grupos Hipertensos e Diabéticos.
O PIM junto à Política do Idoso participa do 8º Encontro Municipal Festivo dos Grupos Hipertensos e Diabéticos, no Quartel Mallet, participando da preparação das rainhas e das crianças.

02/07/2010O PIM promove uma oficina de brinquedos de material de sucata na sala de reuniões da SMS.

05/07/2010O PIM participa da reunião do PPV.
O PIM participa da reunião do PPV, com a consultora da UNESCO Isabel, com objetivo de fazer o levantamento de problemas, causas e soluções sobre dados da violência.

07/07/2010O PIM promove Palestra de Desenvolvimento Psicomotor.
O PIM oferece uma Palestra sobre desenvolvimento psicomotor da primeira infância, com a Fisioterapeuta Juliana Martins Pasin da UNIFRA para capacitação dos Visitadores, na Secretaria de Município da Saúde.

08/07/2010PIM na Rádio Imembuí
O GTM Saúde composto pela coordenadora responsável técnica pela Política da Criança, Maria Lúcia Prestes, coordenadora Carine, monitora Juliane Mello e visitadores Tatiana Trindade e Giovane Barcellos participaram do programa ao vivo da rádio Imembuí para divulgar o Programa Primeira Infância Melhor desenvolvido no bairro Nova Santa Marta em Santa Maria - RS.

10/07/2010PIM na Rádio Santamariense
O PIM representado pela coordenadora Carine, monitora Juliane Mello e visitadores Tatiana Trindade e Giovane Barcellos participaram do programa ao vivo da rádio Santamariense para divulgar no município o Programa Primeira Infância Melhor desenvolvido no bairro Nova Santa Marta em Santa Maria - RS.

15/07/2010Reunião no CRAS no Alto da Boa Vista.
Dia 15 de julho, a coordenadora responsável técnica pela Política da Criança, Maria Lúcia Prestes, a monitora Juliane e os visitadores participam da reunião do CRAS (Centro Referência de Assistência Social), com a finalidade de apresentação dos novos visitadores, apresentação do programa Primeira Infância Melhor e da rede, na Comunidade Nova Santa Marta.

19/07/2010PIM participa da reunião do PPV na Segurança Alimentar.
A coordenadora responsável técnica pela Política da Criança, Maria Lúcia Prestes e a monitora Juliane Mello participam da reunião do PPV na Segurança Alimentar com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, para assuntos relacionados ao PPV.

20/07/2010O PIM visita os CAPS.
A coordenadora responsável técnica pela Política da Criança, Maria Lúcia Prestes e a monitora Juliane Mello visitam os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), com a Consultora da UNESCO Isabel com a finalidade de familiarização do sistema.

30/07/2010PIM oferece capacitação sobre ética e moral.
PIM oferece uma palestra sobre ética e moral aos Visitadores, com a finalidade de aprimorar e trazer conhecimento sobre condutas éticas e morais, respeitando as culturas diferentes, realizado na Secretaria de Município da Saúde.

11/08/2010PIM participa do Seminário "Lei Maria da Penha - Mulheres que vivem a deficiência"
No dia 11 de agosto de 2010, a FADERS, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde/Programa de Prevenção da Violência - PPV, através da Coordenação de Assistência Social, realizará o I Seminário descentralizado Lei Maria da Penha com Acessibilidade Universal – Mulheres que vivem com Deficiência, na Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria.
Com participação da Delegada Débora Dias, da Presidente do Conselho Municipal da Mulher Noemy Bastos Aramburu, da Professora da UFSM Celeste Landerdahl, da Coordenadora do GTGM Rosane Janczura e da Coordenadora da Assistência Social da FADERS-SJDS Angélica Ceci Nunes dos Santos.

14/08/2010O PIM Participa da Campanha de vacinação da Poliomielite.
O PIM Participa da Campanha de vacinação da Poliomielite, na Praça Saldanha marinho, centro de Santa Maria, junto à unidade móvel.

19/08/2010PIM participa da reunião da Rede
O PIM participa da reunião da Rede no CRAS (Centro Referência de Assistência Social) oeste de Santa Maria, com o objetivo de apresentar os programas e as instituições que atuam na Nova Santa Marta, para conhecimento e fortalecimento do trabalho em Rede.

30/08/2010PIM participa da capacitação das práticas de incentivo ao aleitamento materno
O PIM participa da capacitação das práticas de incentivo ao aleitamento materno, com objetivo de aumentar a cobertura do aleitamento materno no Município, realizado na Câmara Municipal de Vereadores, promovido pela Política da Criança.

10/09/2010PIM participa da palestra sobre Nutrição na gestação e primeira infância.
Palestra realizada pelos acadêmicos da nutrição da Unifra, sobre acompanhamento nutricional de gestantes e da primeira infância.

22/09/2010PIM palestrou na Escola Zenir Aita.
Juliane Mello, Giovane Barcellos e Tatiana Trindade vão a Escola Zenir Aita palestrar sobre a Neurociência das Crianças, com a finalidade de mostrar a importância do desenvolvimento neurológico e a aprendizagem infantil, a partir dos teóricos que fundamentam o Programa Infância Melhor.

25/09/2010PIM participa da 13º caminhada do Coração à Semana do Idoso e o encerramento da Semana do Trânsito.
A prefeitura Municipal de Santa Maria, através das Secretarias de município da Saúde e mobilidade Urbana, do Conselho Municipal do Idoso, com o apoio do Instituto do Coração de Santa Maria e SECS, realizou a 13º Caminhada do Coração a Semana do Idoso e encerramento da Semana do Trânsito.
A Caminhada teve concentração no Centro Desportivo Municipal (CDM) e encerramento na Praça Saldanha Marinho, com participação da comunidade santa-mariense, bandas marciais “Escola Divina Providência e Maneco” entre outras atrações.

06/10/2010PIM e a 1º Semana Municipal da Criança e adolescente.
Pela manhã, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, a monitora Juliane Mello participa da mesa redonda com o tema: Política para Criança e Adolescente no Município de Santa Maria.
Pela Tarde, no Alto da Boa Vista, na Nova Santa Marta, o PIM disponibilizou oficinas de pinturas de unhas, de pintura artística no rosto, de brinquedos e brincadeiras para todas as crianças da comunidade.

20 a 23/10/2010PIM participa do VI Curso de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva.
Monitora e alguns Visitadores do PIM participam do VI Curso de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva, no Hotel Itaimbé Palace, oferecido pelo coordenador da Educação Inclusiva Arlei Peripolli, pela SMEd.

21/10/2010PIM vai à capacitação do novo Banco de Dados em Porto Alegre.
A coordenadora responsável técnica pela Política da Criança, Maria Lúcia Prestes e a monitora Juliane Mello, a Tatiana Trindade e o Giovane Barcellos vão à Porto Alegre, Juntamente com outros municípios, participar da capacitação do Novo Banco de Dados com a finalidade de fortalecer os conhecimentos e habilidades no entendimento das questões relativas à administração, gerenciamento e alimentação do programa.

30/10/2010 a 07/11/2010Estande do PIM na FEISMA
FEISMA 2010 – Multifeira de Santa Maria no Centro Desportivo Municipal - 25ª edição. A longevidade de um sonho que começou em 1978, confirma que a proposta era vencedora: valorizar as potencialidades de Santa Maria, dando ênfase a suas empresas, nos mais diferentes segmentos. As instalações deste ano somam 18.437 metros quadrados. Destes, desconsiderados 1.223 do pátio central, chega-se aos 17.214 metros quadrados em áreas cobertas, nas quais estão distribuídos mais de 450 estandes. Na programação cultural, estão previstas mais de 300 horas de atrações artísticas (www.feisma.com.br).
O PIM Santa Maria participa da 25° FEISMA com a finalidade de divulgação e conscientização do programa para público Santamariense, para conhecimento de mais uma Política Pública atuante na nossa cidade.




Voltar | Página Inicial






Prefeitura Municipal de Santa Maria
Centro Administrativo, Rua Venâncio Aires, 2277
Telefone: (55) 3921.7000 CEP: 97010-005

© Copyright 2014, Todos os direitos reservados.

Topo da Página | Página Inicial