SECRETARIA DE MUNICÍPIO DE SEGURANÇA E ORDEM PÚBLICA

Referência em segurança, Prefeitura de Santa Maria apresenta avanços do CIOSP em seminário na Serra Gaúcha

11/12/2025 | atualizado às 16h04m


Evento em Bento Gonçalves debateu Inteligência Artificial e tecnologia; gestores trocaram experiências com Caxias do Sul sobre integração de forças

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Segurança e Ordem Pública, participou nesta quinta-feira (11) do Seminário de Tecnologia e Inovação na Segurança Pública, em Bento Gonçalves. O evento reuniu autoridades estaduais, secretários de Estado, especialistas e gestores para discutir o papel central da Inteligência Artificial e da tecnologia na qualificação da segurança pública.

O Município foi representado pelo secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas, e pelo secretário adjunto da pasta, Sandro Nunes. A convite da organização, Santa Maria compartilhou sua experiência exitosa com o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), detalhando como o sistema se tornou um case de sucesso através do videomonitoramento e da integração entre as forças policiais.

“A segurança pública não tem fronteiras e não tem divisas; o que acontece em uma comunidade reflete nas outras. Fomos convidados pelo ‘case’ que é o CIOSP hoje, para mostrar como a tecnologia gerou resultados práticos em Santa Maria. Debatemos muito sobre Inteligência Artificial e voltamos com a certeza de que buscar exemplos que deram certo e trocar conhecimentos com outras cidades, como fizemos com Caxias do Sul, é o caminho para entregarmos mais bem-estar à nossa população”, pontuou o secretário de Segurança e Ordem Pública, Getúlio de Vargas.

A agenda também contou com uma reunião estratégica com o secretário de Segurança Pública e Proteção Social de Caxias do Sul, delegado Paulo Roberto Rosa da Silva, visando a troca de expertises e a articulação de futuras cooperações entre as cidades.

“Foi uma oportunidade ímpar de demonstrar como transformamos um projeto em uma realidade operacional que hoje é referência. Apresentamos aos gestores estaduais como a tecnologia aplicada, aliada à integração das forças de segurança, otimiza recursos e agiliza a resposta ao cidadão. Ver o reconhecimento do trabalho realizado em Santa Maria por tantas autoridades nos motiva a seguir inovando nos nossos protocolos”, destacou o secretário adjunto, Sandro Nunes.

CIOSP

Ferramenta essencial para o monitoramento e prevenção de crimes em Santa Maria, o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP-SM) é um espaço mantido pela Prefeitura e que viabiliza aos órgãos de segurança pública a integração (troca de informações); inteligência e tecnologia (cercamento eletrônico, videomonitoramento, softwares analíticos, entre outros). Neste espaço operam, em tempo integral, os atendimentos dos Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (com o diferencial que a regulação é feita aqui na cidade em tempo integral), Brigada Militar, Polícia Civil, e órgãos da Prefeitura, como Guarda Municipal e Superintendência de Trânsito.  Neste ano o CIOSP completou 5 anos de atividade.

A rede de videomonitoramento mantida pelo Município conta, atualmente com 1,2 mil câmeras. Além disso, o cercamento eletrônico – sistema composto por 40 câmeras estrategicamente posicionadas que monitora e registra a entrada e saída de veículos em Santa Maria – é outro recurso essencial para as atividades das forças de segurança. Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-RS) apontam que, na comparação dos quadriênios 2017-2020 e 2021-2024, há um sucesso na redução de roubos. A média anual de roubos em geral caiu 54,2%, passando de 1.242 para 568 por ano. A queda nos roubos de veículos foi ainda mais expressiva, de 64,6%, passando de uma média de 59 para 21 por ano.

 

Texto: Lenon de Paula (MTb: 18.763)
Fotos: Divulgação
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Imagens