Representantes de mais de 20 municípios da AMCentro participam do Workshop Proteção e Defesa Civil
03/12/2025 | atualizado às 15h24m
Treinamento teve como objetivo qualificar os servidores que atuam na elaboração de laudos, relatórios e processos
Um dia de aprendizados, trocas de experiências e interação entre municípios. Assim foi o “Workshop Região Centro de Proteção e Defesa Civil”, que ocorreu desta terça-feira (2), no LabCriativo do Mercado da Vila Belga. O evento foi realizado pela Prefeitura de Santa Maria, Associação dos Municípios da Região Centro (AMCentro) e 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil (CREPDEC-3), e contou com representantes da Defesa Civil e servidores de mais de 20 cidades da região.
Na abertura do evento, o prefeito de Santa Maria, Rodrigo Decimo, destacou a importância da qualificação do trabalho dos servidores.
“Em virtude de tudo o que estava acontecendo nos últimos anos, no início do nosso governo, em janeiro, colocamos na pauta a questão climática como sendo algo a ser trabalhado em Santa Maria. Quando escolhemos o nome dessa secretaria, Resiliência Climática e Relações Comunitárias, foi justamente por ter a capacidade de voltar à normalidade após alguma deformação. Esse é um conceito da física. E também porque precisamos que a comunidade e os líderes comunitários estejam preparados para aquelas primeiras ações a serem tomadas em consequência de eventos climáticos que causam desastres. Por isso, essa qualificação que vocês recebem para entender e saber como preencher documentos é de extrema importância. São as informações de todas as ocorrências que vão nortear as decisões do gestor municipal e subsidiar a análise nas esferas estadual e federal da situação de emergência, e assim, buscarmos recursos para atender as necessidades”, contextualizou o prefeito, Rodrigo Decimo.
Na oportunidade, foi apresentada a nova coordenação de Proteção e Defesa Civil da AMCentro, que tem a missão de fortalecer a integração regional e aprimorar a gestão de riscos e desastres: o coordenador Edson Roberto das Neves Junior, secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias de Santa Maria; e a coordenação adjunta, Paulo César Côrtes Acosta, diretor da Defesa Civil de Santiago, e Vânia Vendruscolo Lopes, superintendente de Proteção e Defesa Civil de Tupanciretã.
Durante a manhã e a tarde desta terça, os participantes ficaram divididos de forma aleatória em seis grupos de trabalho e receberam o material que relatava a situação problema como chuvas intensas e seca, por exemplo. Cada grupo precisou contabilizar os danos e os prejuízos do município fictício, e apresentar para todo o grupo. A iniciativa teve como objetivo a qualificação dos servidores que atuam na elaboração de laudos, relatórios e processos de Registro e Reconhecimento de Decretação de Situação de Emergência, no âmbito do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A atividade foi desenvolvida de forma teórica e prática.
O workshop teve a participação de municípios que fazem parte da AMCentro. São eles: Cachoeira do Sul; Ivorá; São João do Polêsine; Silveira Martins; São Martinho da Serra; Jari; Santiago; Santa Maria; Pinhal Grande; Tupanciretã; Agudo; Formigueiro; Jaguari; Júlio de Castilhos; Nova Palma; Mata; São Pedro do Sul; São Sepé; Paraíso do Sul; Dona Francisca; e São Vicente do Sul.
Estiveram presentes as seguintes autoridades: o presidente da AMCentro, prefeito de Tupanciretã, Gustavo Herter Terra; o coordenador da 3ª Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Rafael Gonçalves Pereira; e o 2º promotor de justiça da Promotoria de Justiça Especializada de Santa Maria, Diego Côrrea de Barros; e coordenadores da Defesa Civil dos municípios.
“Este workshop da Região Centro teve um foco muito definido: não foi uma palestra, nem um seminário, foi uma integração. Um trabalho em grupo para a troca de experiência entre servidores de municípios de grande porte, de médio porte e municípios menores que também puderam qualificar esse trabalho com as suas experiências. Foi um dia muito intenso, um dia de muita troca, onde pode-se construir modelos de documentos, discutir soluções para toda a nossa região porque o desastre não afeta um Município apenas. Ainda o desastre aconteça isoladamente em uma cidade, ele impacta toda uma região. E nós precisamos estar cada vez mais unidos, preparados para fazer esse enfrentamento que pode acontecer a qualquer momento. Muito obrigado a todos que participaram, foi um dia de muita produção que enriquecerá ainda mais o trabalho para todos nós”, pontuou o secretário Edson.
Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria