Carta Geotécnica de Aptidão a Urbanização
As Cartas Geotécnicas de Aptidão à Urbanização constituem documentos cartográficos que traduzem a capacidade dos terrenos para suportar os diferentes usos e práticas da engenharia e do urbanismo, com o mínimo de impacto possível e com o maior nível de segurança à população. Tem como objetivo principal caracterizar os terrenos do ponto de vista geológico-geotécnico e definir as aptidões à ocupação quanto à probabilidade de ocorrência dos desastres naturais, em zonas não ocupadas que caracterizam áreas de expansão a médio e longo prazos incluindo regiões metropolitanas não ocupadas.
O documento é previsto no Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais e atende as diretrizes da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/2012; BRASIL, 2012). Inicialmente desenvolvido em parceria com o Ministério das Cidades (atual Ministério do Desenvolvimento Regional), passando a partir de 2017 a serem desenvolvidas pelo Serviço Geológico do Brasil - SGB/CPRM. As cartas Geotécnicas de aptidão à Urbanização, associadas a outros produtos desenvolvidos pelo Serviço Geológico do Brasil, como a Setorização das Áreas de Risco e as Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, constituem uma gama de informações essenciais para o planejamento e gestão urbanos.
Neste contexto, este relatório apresenta informações que complementam a leitura da Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do município de Santa Maria, realizada no ano de 2024, pelo Serviço Geológico do Brasil – SGB/CPRM.
Fonte: (https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/25712)
Documentos
- Carta de Aptidão à Urbanização Geral - Retiradas: 114
- Carta Aptidão 8 - Retiradas: 30
- Carta Aptidão 7 - Retiradas: 41
- Carta Aptidão 6 - Retiradas: 40
- Carta Aptidão 5 - Retiradas: 49
- Carta Aptidão 4 - Retiradas: 25
- Carta Aptidão 3 - Retiradas: 76
- Carta Aptidão 2 - Retiradas: 46
- Carta Aptidão 1 - Retiradas: 35
- Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização - Retiradas: 98