SECRETARIA DE MUNICÍPIO DE RESILIÊNCIA CLIMÁTICA E RELAÇÕES COMUNITÁRIAS

Representantes da Prefeitura participam de treinamento de segurança de barragens em situações de emergência

23/10/2025 | atualizado em 24/10/2025 às 08h48m


Iniciativa promovida pela Corsan ocorreu nesta quarta-feira (22), na sede da companhia em Santa Maria, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho

Representantes da Prefeitura de Santa Maria, dos municípios de Itaara e de São Martinho da Serra, da Corsan, do Ministério Público, da Defesa Civil Municipal e do 4º Batalhão de Bombeiro Militar participaram, na manhã desta quarta-feira (22), de um treinamento de segurança de barragens. A capacitação foi promovida pela Corsan e ocorreu no auditório da sede da companhia em Santa Maria, na Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho. A ação foi ministrada pela Geometrisa, empresa contratada para desenvolver o Plano de Ação de Emergência de Segurança das Barragens.  

O grupo que acompanhou o treinamento participou de uma simulação de mesa mostrando situações de risco, como falta de energia elétrica, estradas sem acesso, fake news e pontos de encontro para evacuação de áreas. Para cada situação, foram repassadas as recomendações de ações adequadas.

Santa Maria tem a barragem DNOS. Em Itaara, está localizada a barragem Rodolfo Costa, e em São Martinho da Serra, a barragem Saturnino de Brito. O treinamento realizado pela Corsan foi uma das etapas para elaboração do plano de emergência, que já fez o cadastro das famílias que moram no entorno das barragens.

"Agradecemos essa oportunidade de tomarmos conhecimento do território como um todo. Esses exercícios precisam ser mais recorrentes para irmos nos adaptando e também preparando a comunidade em caso de necessidade extrema. Santa Maria atualizou o seu Plano de Contingência em 2024. Paralelo a isso, já temos um novo dispositivo que é um plano de rotina operacional que antecede o plano de contingência e já estamos prevendo, para o final do ano, uma revisão. Ou seja, tudo o que se observou ao longo do 2025 está sendo registrado porque os desastres estão tendo uma magnitude diferente, os danos são diferentes, então é preciso também manter esse plano atualizado”, disse o secretário interino da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson Roberto das Neves Junior, acompanhado da equipe da Defesa Civil de Santa Maria.

Segundo o diretor da empresa Geometrisa que conduziu o treinamento, Euclydes Cestari, em breve será feita uma simulação nesses locais com a participação dos moradores. O objetivo é que todos conheçam o plano e saibam como agir em momentos como o da enchente de maio de 2024, por exemplo.

“Esse planejamento de como devemos atuar nos ajuda a estreitar os laços com a Defesa Civil e a estarmos mais preparados para o caso de necessidade. É importante que todos saibam o seu papel em ocasiões de risco”, explicou o gestor de segurança de barragens da Corsan, Paulo Rosat.  

O promotor Diego Corrêa de Barros também participou do treinamento e fez suas considerações:

“A simulação superou minhas expectativas. Espero que nunca precise usar, mas já me fez pensar em algumas ações que poderemos adotar no Ministério Público. Trouxe muita reflexão a todos nós”.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459) e Assessoria da Corsan
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Imagens