Inicial > Educação > Notícias > Prefeitura realiza oficina com profissionais da...

Secretaria de Município da Educação

14/08/2024 14/08/2024 18h08m

Prefeitura realiza oficina com profissionais da Secretaria de Educação sobre protocolos de ações em desastres


Grupo esteve reunido na sede da pasta, na tarde desta quarta-feira (14), e recebeu capacitação e instruções do Programa Santa Maria Resiliente

Mais uma etapa do Programa Santa Maria Resiliente foi realizada na tarde desta quarta-feira (14). A oficina Protocolo Escolas Resilientes foi destinada aos profissionais da Secretaria de Educação. O grupo esteve reunido na sede da pasta, na Alameda Montevideo, no Bairro Nossa Senhora das Dores, e recebeu a capacitação e as instruções sobre como agir em casos de desastres.

Os servidores participaram de dinâmicas ministradas pelo CEO da Hopeful Brasil, Abner de Freitas. A Hopeful é a empresa que auxilia a Prefeitura na elaboração e atualização do Plano de Contingência do Município. No início das atividades, Abner fez a pergunta para a reflexão de todos: “Como a Smed vai evacuar escolas que foram atingidas por uma catástrofe levando em consideração os piores cenários de devastação?”.

“Precisamos ter em mente que desastre é todo evento adverso que interage com ecossistema vulnerável que vai causar danos como incêndio, alagamento, colapso de estrutura, deslizamento, micro explosão, raios, surtos de doenças, por exemplo. Por isso, é importante que todas as esferas do Município, seja setor público ou privado, juntamente com as forças de segurança, estejam todos engajados e preparados para uma pronta resposta, de ação rápida e eficaz para agir perante as adversidades”, explicou Abner de Freitas.

Durante a capacitação, os servidores auxiliaram na criação do protocolo relacionado à evacuação das escolas da Rede Municipal de Ensino (RME). Divididos em pequenos grupos, eles também foram desafiados a imaginar a ocorrência de desastre em uma escola do Município. Após, cada grupo narrou a história, quando, local, perfil de pessoas envolvidas direta e indiretamente, entre outras informações que servem para auxiliar os órgãos de segurança nas ações de resgate. Outro desafio proposto na tarde foi pensar a caracterização do pior incêndio, de grandes proporções em escola e com vítimas.

Esta foi a segunda capacitação na Smed com situações práticas. O primeiro encontro ocorreu na quarta-feira (7), quando os servidores tiveram informações teóricas gerais sobre o programa.

Como parte da oficina Protocolo Escolas Resilientes, nos próximos meses, com datas a serem definidas, cinco escolas da RME serão escolhidas para receber treinamento de evacuação e também simulado prático. O treinamento contemplará desde a equipe diretiva, professores, servidores, pais e estudantes.

Programa Santa Maria Resiliente

O programa é um compromisso para desenvolver e fortalecer a capacidade da comunidade local em evitar, suportar e se recuperar eficazmente com a exposição aos desastres, sejam eles de origem natural ou provocados pelo homem. Visa criar uma abordagem holística para fortalecer a Resiliência Comunitária em todos os níveis.

O Programa Santa Maria Resiliente foi desenvolvido pela empresa Hopeful que está instalada no Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conhecido como Tecnopuc, em Porto Alegre. O diretor executivo (CEO) da empresa Hopeful e especialista em Educação e Desastres, Abner Willian Quintino de Freitas.

O Programa Santa Maria Resiliente compreende dos seguintes serviços e descrição: Plano de Contingência (elaboração ou atualização, baseado em três oficinas entre órgãos); Simulados Progressivos (quatro simulados, sendo dois de mesas – por meio de recursos como mapas de áreas de risco, por exemplo, e dois de áreas de risco). E dos três pilares: Protocolo de Comunicação (elaboração e validação, baseado em duas oficinas e micro simulado); Voluntariado em desastres (elaboração de protocolos, baseado em duas oficinas com órgãos e instituições); e Educação Comunitária e Plataforma Online (elaboração de curso e material para palestras nas escolas de Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio).

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial