Fórum de Santa Maria adere à campanha Banco Vermelho com apoio da Prefeitura
28/11/2025 | atualizado às 16h46m
A iniciativa é liderada pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar
A conscientização contra a violência doméstica tem ganhado força em Santa Maria e, nesta sexta-feira (28), mais um ato reforçou esta causa. O Fórum de Santa Maria inaugurou em suas instalações dois bancos vermelhos, em alusão à denúncia do feminicídio. A iniciativa é liderada pelo Juizado da Violência Doméstica e Familiar. A campanha teve início em agosto deste ano quando a Prefeitura colocou o primeiro banco no Calçadão Salvador Isaia.
“Parabenizo o juizado por tomar esta atitude. Um símbolo importante para que tenhamos uma mudança de cultura. Precisamos cada vez mais levar as informações e as mensagens que o Banco Vermelho representa”, comentou o prefeito Rodrigo Decimo.
O juiz titular do Juizado da Violência Doméstica e Familiar, Rafael Pagnon Cunha, avaliou positivamente o trabalho em rede para mudar o quadro de violência em Santa Maria, a partir de um enfrentamento multifatorial, com trabalhos de conscientização, educação e repressão:
“A violência é um problema de saúde, doméstico e cultural. A campanha do Banco Vermelho busca tirar a violência doméstica da inviabilidade das casas. Esta luta é de homens e mulheres, meninos e meninas, é de todos nós”.
O ato contou com a presença da vice-prefeita Lúcia Madruga, da vereadora Marina Callegaro, da coordenadora do Centro de Referência da Mulher (CRM), Luci Freitas, e da coordenadora do projeto Banco Vermelho em Santa Maria, Diocelia Martins Teixeira. Também participaram representantes do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (Comdim), integrantes da Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar, o secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo do Governo do Estado, Jorge Pozzobom, além do empresário Rodrigo Puccini Cezar, que instalou um Banco Vermelho em sua loja nesta semana.
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Fotos: Guilherme Brum (MTb: 16.672)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria