Inicial > Desenvolvimento Rural > Notícias > Moradores do distrito de São Valentim...

Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural

10/11/2022 11/11/2022 09h49m

Moradores do distrito de São Valentim são os primeiros beneficiados com a construção de microaçudes


Representantes da Prefeitura assinaram ordem de serviço em propriedade na localidade de Rincão dos Brasil

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural, assinou, na tarde desta quinta-feira (10), a ordem de serviço para o início da construção de microaçudes no Interior do Município. O prefeito Jorge Pozzobom participou do ato que ocorreu na propriedade de Guilherme Zanini Dalla Corte, produtor de tomate, hortifrutigranjeiros e peixes, na localidade de Rincão dos Brasil, no distrito de São Valentim. A escavação do microaçude teve início já no mesmo dia.

Neste primeiro momento, outros três produtores serão beneficiados com a construção de microaçudes no mesmo distrito: Odonelson Carvalho de Ávila, produtor de mandioca; Lurian de Ávila, produtora de hortifrutigranjeiros e mandioca; e Élvio Moacir Viero Bortoluzzi, que produz peixes. 

O serviço é realizado via Programa Municipal de Irrigação e Reserva de Água (Irriga-SM), sancionado pelo Executivo Municipal no final de outubro. Para minimizar efeitos da estiagem, devido a pouca precipitação de chuvas, o programa e autoriza a utilização de recursos da Secretaria de Município de Desenvolvimento Rural para a construção e reforma de microaçudes, tanques de piscicultura e bebedouros para dessedentação animal.

“Agradeço toda equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural que trabalhou para que pudéssemos criar o programa. Santa Maria é uma cidade diferenciada porque sempre conseguimos dar uma pronta resposta quando ocorrem fenômenos como a seca, vendavais, temporais, por exemplo. É dessa maneira preventiva, com um projeto inovador, que não tenho a menor dúvida que vamos beneficiar os nossos produtores, e a equipe da secretaria seguirá ajudando quem precisa, que são os agricultores familiares”, ressaltou o prefeito Jorge Pozzobom, presente na ocasião.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto, também agradeceu a confiança do prefeito e toda a equipe da secretaria por esse importante projeto que vai beneficiar a agricultura familiar do Município, principalmente em períodos de estiagem.

“Obrigado pela presença de todos neste dia. Esse projeto de lei foi construído juntamente com o Sindicato Rural de Santa Maria. Ele prevê a reservação de água porque entendemos o quanto é importante não faltar água na agricultura familiar. E essa também é a preocupação que o prefeito tem com os agricultores”, destacou o secretário Menna Barreto.

Estiveram presentes na localidade os subprefeitos José Antônio Machado, Tiago Bassaco Schuster, Ronaldo Lima e Aluizio Teixeira. Pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, estavam o superintendente de Interior e Mecanização Rural, Paulo Renato Comassetto Schuster, o superintendente de Assistência Técnica, Antoniangel Zanini, e o assistente administrativo, Marcelo Dalla Corte. Pela Emater, participaram do ato o Gerente Regional da Emater-RS, Guilherme Godoy dos Santos Passamani, o assistente técnico regional, Luiz Fernando Oliveira, a chefe de escritório Isadora Rocha, e a extensionista rural social da Emater, Ana Paula Medeiros. Representando a Defesa Civil do Município estavam a superintendente Gesabel Miquéia Pretto dos Santos, a assessora Adriana Cheiram, e Roger Carvalho, além de produtores rurais.

Mais informações Irriga-SM podem ser obtidas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Rural, na Avenida Nossa Senhora Medianeira, 141, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, e pelo telefone (55) 3921-7264, e também no escritório da Emater.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: João Vilnei (Mtb: 18.086)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial