Inicial > Notícias > Audiência Pública discute alteração urbanística para...

Notícias

26/02/2015 26/02/2015 18h02m

Audiência Pública discute alteração urbanística para implantação do Hospital da Unifra


O Auditório do Centro Administrativo Municipal ficou lotado no final da tarde desta quarta-feira (25). A apresentação das propostas de adoção dos índices da Zona 6.b, para ampliação do Hospital São Francisco da Unifra, situado na Zona 17.c, e a alteração do limite urbano na região administrativa Sul (Passo das Tropas) e região administrativa Leste (Camobi) despertaram o interesse de secretários do município, do chefe de Gabinete, vereadores, promotor e comunidade em geral. A iniciativa da Prefeitura Municipal e do Instituto de Planejamento (IPLAN) foi coordenada pelo engenheiro civil e presidente do IPLAN, Francisco Severo.

Dividida em dois momentos, a Audiência apresentou, no primeiro período, a proposta de alteração no perímetro de lotes das regiões administrativas leste e sul - que abrangem, respectivamente, o bairro Camobi e Passo das Tropas. Atualmente, as áreas já possuem um índice habitacional significativo em trechos caracterizados como área rural. O objetivo das alterações é a transformação dessas áreas em urbanas. A justificativa apresentada pelo presidente do IPLAN se baseia na “necessidade de melhorias para aquelas comunidades”, afirma Severo.

No segundo momento, a reitora da Unifra, Irani Rupolo, contextualizou a importância da ampliação do complexo hospitalar São Francisco. Para ela, a possibilidade de melhor qualificação dos acadêmicos e atendimento de maior abrangência são os pilares para o investimento que está sendo proposto pelas irmãs Franciscanas. “São situações atreladas que precisam caminhar juntas para que possamos oferecer unidades de saúde e profissionais cada vez mais qualificados para a cidade e a região”, afirma.

Os presentes tiveram acesso à explanação do projeto setorial do Hospital São Francisco e todas as características da proposta, como: ampliação das áreas de apoio técnico e logístico, serviço de diagnóstico e CTI em uma área de 7.292 m², salas para ensino e pesquisa e biblioteca em área de 18.488 m², além de 360 leitos e capacidade para 23 mil pacientes e 6 mil consultas.

Como previsto na legislação, após as apresentações, o público manifestou seus questionamentos e posicionamentos. O encontro, que teve início às 18 horas, terminou perto das 21 horas - uma vez que o interesse da comunidade em buscar informações sobre as alterações propostas foi significativo.

Os próximos trâmites:

Após a apreciação da comunidade interessada, o IPLAN emite um parecer e o encaminha, juntamente com o processo, ao Executivo Municipal.  Nesta etapa o prefeito, Cezar Schirmer, envia a proposta para a Câmara de Vereadores. Lá, o compilado é analisado e outros momentos de discussão são promovidos, uma vez que o projeto é estudado por uma comissão especial. Na sequência, outra audiência pública é promovida e, somente após, o projeto é votado.

Texto: Assessoria de Comunicação/Iplan

Fotos: João Alves

Revisão: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial