Inicial > Notícias > Debates marcam a abertura da I...

Notícias

08/09/2014 08/09/2014 17h50m

Debates marcam a abertura da I Semana Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência


A abertura oficial da I Semana Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi realizada na tarde desta segunda-feira (8), no Plenário Coronel Valença, na Câmara de Vereadores de Santa Maria. Educadores, profissionais de saúde e representantes de entidades assistenciais estiveram presentes para participar da mesa redonda que tratou sobre ações de inclusão realizadas no município, além de discutir sobre cuidados e direitos das pessoas com deficiência.

Para compor a mesa de honra, foram convidadas a educadora especial e presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (Condepedesma), Luciana Carrion Carvalho; o coordenador da Educação Inclusiva da Secretaria de Município da Educação (Smed), professor Arlei Peripolli; a professora do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Silvia Maria de Oliveira Pavão; a fisioterapeuta e professora da Unifra, Letícia Fernandez Frigo; a terapeuta ocupacional e professora do da UFSM, Cristiane Wagner; a enfermeira da Secretaria de Saúde do município, Maria Elisete Nunes da Silva e a secretária de Educação, Silvana Guerino. A mesa foi presidida pela vereadora e integrante da Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Deficiência, Marta Zanella.

Antes de iniciar os debates, o público assistiu a apresentação artística do grupo Marcando Presença, formado por adolescentes portadores de Síndrome de Down. Mostrando desenvoltura, os meninos e meninas executaram três coreografias. A seguir, a paciente de Terapia Ocupacional, Santa Helena Amaral, declamou uma poesia e foi bastante aplaudida pelo público.

Representando o prefeito Cezar Schirmer, a secretária Silvana Guerino saudou diretores e professores da rede pública de ensino, destacando o trabalho desenvolvido junto aos 1400 alunos especiais matriculados em Santa Maria e as ações inclusivas desenvolvidas junto estes estudantes. “Procuramos, no município, desenvolver políticas públicas de acesso, inclusão e permanência destas crianças e adolescentes, desde a qualificação dos espaços escolares até a garantia do direito de aprendizagem com qualidade”, enfatizou.

A I Semana Municipal em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência acontece de 8 a 12 de setembro, com o tema “Abrace esta Inclusão”. Instituída pela Lei Municipal nº 5557, de 23 de novembro de 2011, é realizada pela Prefeitura de Santa Maria e pela Câmara de Vereadores. Confira a programação completa neste link.

 

Texto: Ana Bittencourt (Mtb 14265)

Fotos: Acadêmico de Publicidade e Propaganda Vitor Mirailh

Secretaria de Comunicação e Programação Institucional

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial