Notícias

19/08/2014 19/08/2014 14h20m

Arte e contemporaneidade: Sala Iberê Camargo recebe, a partir desta quarta, Exposição Mestres 2014


Obra O Transeunte 1, da artista Maristela Moraes, que estará em cartaz na mostra  Mestres 2014, de 20 a 22 de agosto, na Sala Iberê Camargo

A Sala Iberê Camargo, equipamento cultural que faz parte do Museu de Arte de Santa Maria (Masm), será palco, a partir desta quarta-feira (20 ) até o dia 29 deste mês, da Exposição  Mestres 2014. A mostra, que terá sessão de abertura na quarta, às 17h30, apresenta artistas como Carlos Donaduzzi, Cleandro Tombini, Elias Maroso, Maristela Eisenberg e Simone Rosa, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/PPGART.  A Exposição Mestres 2014 é uma promoção e realização do PPGART, com apoio da Prefeitura de Santa Maria. A Sala Iberê Camargo está localizada no 2º andar do Arquivo Público Municipal, na Rua Appel, 900.

Utilizando-se de Linguagens artísticas diferenciadas, como desenho, pintura, fotografia, vídeo e arte digital, os artistas desenvolvem uma pesquisa em poéticas visuais, fundamentada no diálogo entre a arte e a contemporaneidade. Carlos investiga a fotografia no ambiente aquático para retratar em cada imagem cenas do cotidiano, gerando um estranhamento como, por exemplo, tomar café embaixo d`água. Cleandro Tombini propõe a construção de um campo pictório tridimensional acumulando matéria, contrapondo objetos reais, a fim de revelar uma profundidade ilusória.

Elias Maroso projeta uma animação digital em 3D, explorando composições volumétricas, atento à estética das intervenções urbanas.  Maristela Eisenberg trata a pintura como uma experiência pessoal sobre a temporalidade, evidenciando a repetição e a diferença na série Transeuntes. Simone Rosa apresenta o vídeo Invenção de Paisagens Urbanas, no qual também propõe cruzamentos temporais entre o tempo da arte, o tempo da vida cotidiana, a impossibilidade de voltar no tempo, o cruzamento destes tempos, desconstruindo-os. Conforme análise da curadora, Nara Cristina Santos, Mestres 2014 aproxima da comunidade santa-mariense a investigação desenvolvida no âmbito acadêmico, contribuindo para a formação artístico-cultural da região.

A Exposição Mestres 2014 está inserida dentro da programação do 9º Simpósio de Arte Contemporânea, realizado pelo Laboratório de Pesquisa em Arte e Tecnologia (Labart) e promovido pelo PPGART. O evento acontece de 20 a 22 deste mês, no Anfiteatro Caixa Preta, do Centro de Artes e Letras (CAL/UFSM).  O Simpósio é realizado desde 2006 e, na edição deste ano, tem como tema “modos expositivos”. Artistas, pesquisadores e curadores são convidados a discutir esta temática no contexto da arte contemporânea, mas com enfoque na arte digital. Juntamente, também acontecerá, o 3º Fórum de Arte Digital do RS.

 

Texto: Jornalista Vera Jacques
Com material do catálogo do 9º Simpósio de Arte Contemporânea
Foto: Arquivo/Prefeitura

Documentos

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial