Inicial > Notícias > Alagamentos: força-tarefa da prefeitura distribui lonas,...

Notícias

01/07/2014 01/07/2014 17h21m

Alagamentos: força-tarefa da prefeitura distribui lonas, socorre famílias e monitora áreas de risco


A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Ação Comunitária e Cidadania e da Defesa Civil Municipal, divulgou um relatório, nesta terça-feira (1º), com as principais ações realizadas pela força-tarefa, designada pelo prefeito Cezar Schirmer, para minimizar os problemas causados pelas fortes chuvas e alagamentos, do último final de semana. Também integram a equipe de socorro aos atingidos pelo mau tempo a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e a Secretaria de Infraestrutura e Serviços.

Uma das principais ações de socorro consistiu na distribuição de 2 mil metros  de lonas para 73 famílias da Vila Schirmer, dos bairros Campestre do Menino Deus. Km 3, Km2, Vila Ecologia, Vila Nossa Senhora Aparecida e Passo da Ferreira (Boca do Monte). Por medida de segurança, 33 famílias foram retiradas de suas casas, localizadas em zonas de risco de desmoronamento. Estas famílias foram provisoriamente levadas para a residência de parentes, igrejas e creches. Quatro delas foram encaminhadas para cadastramento em programas habitacionais, gerenciados pelo município. Todas as famílias já retornaram para suas moradias.

Segundo o titular da pasta da Ação Comunitária, Adelar Vargas, um caso que marcou o trabalho das equipes foi o resgate, pela Defesa Civil, de um bebê de apenas quatro dias de vida, que foi retirado de uma casa localizada na encosta do Rio Vacacaí, no Km3, no sábado (28) de madrugada. O menino se chamava Davi e, por esta razão, a força-tarefa ficou denominada como “Guerreiro Davi”.  Outra situação considerada crítica foi a remoção, na noite de sábado, de uma família do Beco da Tela, com quatro crianças e dois adultos. Neste último caso foi necessária a atuação conjunta do Conselho Tutelar.

O balanço fornecido nesta terça-feira também contabiliza os estragos de pontes no interior do município. Segundo a Defesa Civil, no total foram 18 estruturas caídas, dificultando o acesso de moradores a bairros e distritos. Entre os locais que tiveram pontes parcial ou totalmente danificadas estão  Canabarro e Quebra Dente, no Distrito de Boca do Monte;  Arroio do Só;  Ponte da Aruanda, no Campestre do Menino Deus; São Valentim;  Arroio Grande;  Pains, Santa Flora e Palma.

Apesar da situação estar sob controle, a previsão é de mais chuvas e frio intenso nas próximas semanas. Desta forma, ressalta Vargas, terá continuidade a campanha emergencial para a doação de alimentos, colchões, cobertores e roupas para assistência às famílias carentes. As entregas podem ser feitas na Central de Doações, no Clube Atiradores Esportivo, Ria Casemiro de Abreu, 59, Bairro Perpétuo Socorro.

Confira mais ações da força-tarefa de socorro ás vítimas dos alagamentos

-Monitoramente e acompanhamento 24 horas da Ponte da Rua Euclides da Cunha;
-Monitoramento dos morros da Rua Canários, no Bairro Itararé; Passo dos Weber, Vila Nossa Senhora Aparecida, Vila Bilibio e Morro da Vinícula Velho Amâncio, no Campestre do Menino Deus
-Monitoramento do Bairro Urlândia e Vila Ipiranga
-Monitoramento do Arroio Cadena, no Bairro Carolina, com desmoronamento nas encostas, perto do Escola Municipal Dom Antônio Reis
-Monitoramento da Travessa Fernandes Vieira, no Bairro Carolina
-Monitoramento da Ponte Aruanda de Xangô, no Campestre do Menino Deus
- Monitoramento da Ponte do Passo do Verde 24 horas
- Doação de cobertores, colchões, alimentos, gás e roupas para famílias desabrigadas

 

Texto: Jornalista Vera Jacques (MTb 5.972)
Fotos: Arquivo/Prefeitura

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial