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09/04/2014

Avaliação otimista do PNAIC: 4.365 alunos do 1º ao 3º ano da rede municipal


O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelo governo federal, com os estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Na rede municipal de Santa Maria, a formação continuada do PNAIC prevê para este ano o funcionamento de nove turmas de formação atendendo 222 alfabetizadores. O pacto iniciou em março de 2013 envolvendo 191 professores alfabetizadores, organizados em 10 turmas. Cada uma das turmas foi coordenada pelos seguintes “orientadores de estudos”: Ângela Maria Ribas Hermes, Adriana Maria Falkembach Knackfuss, Claudia Bassoaldo Ramos, Jaqueline da Costa Braz, Silvia Batistella Guerra, Silvia Maria de Almeida B. Mor, Maria Salete Grazzioli, Marite medianeira Moro Neocatto, Mariella Froner, Nadir ferraz Carvalho.

Tanto orientadores, quanto professores receberam capacitação profissional. Os primeiros, com 200 horas de formação sob a coordenação da UFSM, instituição que faz a coordenação geral do Pacto através da Profª Helenise Sangoi Antunes, além de reuniões semanais de planejamento. Por sua vez, os 191 professores alfabetizadores participaram de 10 encontros de formação, que aconteceram em sábados, num total de 120 horas, envolvendo estudos, debates, partilha de experiências, oficinas, palestras e seminários.

As ações do Pacto pela Alfabetização na idade certa atingiram 4.365 alunos do 1º ao 3º ano da rede municipal de Santa Maria garantindo o direito à aprendizagem, em especial da leitura, escrita e matemática.

A avaliação geral da Smed é de que “há uma mudança na concepção do processo de alfabetização, a partir do 1º ano e com um alto índice de aproveitamento”. Outro destaque é para “o comprometimento e envolvimento dos professores alfabetizadores, valorização de suas práticas, protagonismo pedagógico, partilha de desafios e dificuldades, discussão e construção de novas possibilidades didáticas para a superação das dificuldades apresentadas pelos alunos”.

Some-se a isso, a mobilização de ações locais como o projeto municipal de incentivo à leitura, o projeto Criar, Brincar e Aprender, o fortalecimento da educação infantil com a discussão dos parâmetros curriculares e das práticas educativas, assim como a visibilidade proporcionada pela 1ª Semana Municipal da Educação Infantil.

 

André Campos
Fonte: agendadasec.blogspot.com
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Comunicação e Programação Institucional
Fotos: João Vilnei (fevereiro 2014)

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