Inicial > Notícias > Acolhe - Programa de Cuidado Psicossocial...

Notícias

27/01/2014 27/01/2014 16h30m

Acolhe - Programa de Cuidado Psicossocial da Prefeitura: 891 prontuários e mais de 8 mil atendimentos


A Secretaria Municipal da Saúde desenvolveu ao longo de 2013 ações pontuais no âmbito da atenção psicossocial por meio de um programa denominado Acolhe Saúde. Com o objetivo de apresentar as principais atividades desenvolvidas nesse ano por profissionais da saúde mental aos sobreviventes e familiares da tragédia, o psicanalista Volnei Antonio Dassoler e a enfermeira Patrícia Bueno participaram de uma das mesas de debates no 1º Congresso Internacional Novos Caminhos, em nome da equipe da Secretaria Municipal de Saúde e da Cruz Vermelha de Santa Maria. A mesa foi mediada pela enfermeira Adriana Krum, também uma das integrantes da equipe. Apresentaram um relatório contendo os dados de acompanhamento, monitoramento e avaliação de atendimentos aos familiares, sobreviventes e a comunidade em geral atingida diretamente e indiretamente pelos efeitos da tragédia de 27 de janeiro. Os números são referentes ao período de 01\02\2013 a 31\12\2103.

Dassoler ressalta que a atenção psicossocial surgiu como um desdobramento importante no que diz respeito à assistência imediata às vítimas, familiares e sobreviventes. Pela leitura dos dados de atendimento dos primeiros dias e das primeiras semanas observa-se a oferta imediata de um espaço de acolhimento e acompanhamento, constituído por profissionais de saúde e uma legião de voluntários, estimada em 5 mil pessoas, vindas de várias partes do país em diversas frentes de trabalho articuladas com os demais serviços de saúde mental da rede pública e privada.

Assim, na esfera federal, o HUSM (Hospital Universitário) assumiu o compromisso de realizar o monitoramento e o tratamento das pessoas com problemas respiratórios, neurológicos, fisioterápicos, além das queimaduras. O governo estadual ficou com a atribuição de acompanhar as ações e coordenar a assistência farmacêutica. Ao poder público municipal coube o cuidado no âmbito psicossocial criando, já na madrugada do dia 28, o Acolhimento 24 horas. Esse foi o primeiro espaço de saúde mental na cidade disponibilizado exclusivamente às pessoas afetadas que contou nos primeiros 45 dias com a colaboração decisiva de voluntários, sendo psicólogos, Médicos Sem Fronteiras, Cruz Vermelha e agentes públicos.

Para a enfermeira Patrícia, o Acolhe Saúde é definido como serviço SUS de referência no cuidado psicossocial, inicialmente distribuídos em 07 grupos de atenção: acompanhamento em ritos e funerais, apoio nos hospitais, apoio na UPA-SAMU, apoio à atenção básica, supervisão clínica, cuidado ao cuidador e comitê gestor. Houve também suporte psiquiátrico e apoios no campo da clínica ampliada em interação com a rede de saúde do município, acompanhamento aos feridos em suas residências e gerenciamento das informações sobre as situações pertinentes ao âmbito psicológico como forma de avaliar o processo. Nos primeiros seis meses o atendimento foi integral, durante 24 horas e, desde outubro, o horário é das 8h às 20h de segunda à sexta feira.

Durante esse primeiro ano, o Acolhe Saúde tomou para si a incumbência de realizar o transporte daqueles usuários com quadro crítico para os quais é indicado tratamento fisioterápico e respiratório. Essa decisão foi baseada na concepção de que o deslocamento poderia se constituir num espaço de acolhimento e cuidado ampliado em saúde mental. É importante observar que a quantidade expressiva de contatos telefônicos justifica-se por manter o acompanhamento dos afetados em situação de maior vulnerabilidade de maneira a promover o fortalecimento do vínculo com o serviço e a sensação de proteção e segurança psíquica.

Da mesma forma, durante o ano, o Acolhe Saúde buscou acompanhar alguns eventos propostos pela AVTSM visando o compartilhamento de responsabilidades e a busca de uma aproximação efetiva com a entidade e no aprimoramento da oferta dos serviços disponibilizados. O grupo gestor do serviço mantém reuniões semanais ordinárias para avaliação do processo de trabalho. Para buscar mais informações a respeito do tema o cidadão interessado pode escrever para o mail: acolhimento24horas@gmail.com.

A enfermeira Adriana ressalta que todas, rigorosamente todas, as atividades foram avalizadas desde as primeiras horas do dia 27 de janeiro pelo prefeito Cezar Schirmer, seja diretamente ou por seus secretários diretamente envolvidos, como a secretária de Saúde, Anny Desconzi e pelas secretarias de Mobilidade Urbana e Ação Comunitária, conjugadas com a Defesa Civil. São os profissionais: psicanalista Volnei Antonio Dassoler, psiquiatra Gilson Mafacioli, enfermeira Patrícia Bueno e enfermeira Adriana Krum.
 

Texto: André Campos com apoio da equipe Acolhe Saúde
Secretaria de Relações de Governo e Comunicação
Assessoria de Imprensa
Arte: PMSM
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial