Inicial > Notícias > Prefeitos da região se unem à...

Notícias

06/12/2013 22/05/2014 10h57m

Prefeitos da região se unem à luta pela Ferrovia Norte-Sul. Audiência pública aconteceu nesta sexta


Prefeito enalteceu a importância da ferrovia passar por Santa Maria / Foto: Vitor Mirailh

“Esta é uma decisão que não definirá apenas um traçado, nem beneficiará apenas uma região, mas, sim, determinará o rumo econômico de nosso Estado para as próximas décadas”. A manifestação foi do prefeito Cezar Schirmer, na abertura de Audiência Pública em Defesa da Ferrovia Norte-Sul no RS, na tarde desta sexta-feira (6).

Com o plenário da Câmara de Vereadores lotado por prefeitos, vereadores, líderes comunitários, empresários e ferroviários, Schirmer enfatizou a relevância para o futuro desta que considera uma decisão técnica, mas também pode ser medida pela repercussão política e econômica, não somente de Santa Maria e região, como para o Rio Grande do Sul de maneira geral.

O prefeito entende que, se o traçado da Ferrovia Norte-Sul não privilegiar nossa região, condenará a região a uma situação de agravamento do quadro, hoje marcado por uma profunda desigualdade quando comparada com outras regiões gaúchas. Citou como referência a faixa de extensão do litoral gaúcho, que tem exibido notável crescimento e poderia ser integrada à nossa economia, via porto de Rio Grande, com o traçado da ferrovia.

A coordenação da mesa de trabalho coube ao deputado estadual Valdeci Oliveira, ladeado por seu colega, deputado Jorge Pozzobom, integrantes da Comissão de Assuntos Municipais da Assembléia Legislativa, e do presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Marcelo Zappe Bisogno. Ainda compuseram a mesa, a representante da Associação de Municípios das Missões (AMM), vice-prefeita de Santo Ângelo, Nara Damião; o presidente da AM Centro, prefeito de Jaguari, João Mário Cristófari; o superintendente do porto de Rio Grande, Ademir Casartelli; o engenheiro da empresa Valec Engenharia, Bruno Nogueira da Costa; e o presidente da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria, Vilson Serro.

Valdeci exaltou a realização da 12ª audiência pública no Rio Grande do Sul, e a segunda em Santa Maria, e comunicou a entrega de um documento com duas alternativas de alteração de rota, ao governador Tarso Genro, ao secretário de Desenvolvimento e Promoção de Investimento, Mauro Knijinik, e ao ministro dos Transportes, César Borges. “Isto é uma tarefa de Estado, muito mais do que de governo”, disse o deputado, em relação ao empreendimento.

O presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Bisogno, fez referência à adesão maciça de autoridades e lideranças, fortalecendo o Comitê Regional Permanente de Mobilização da Ferrovia Norte-Sul, integrado por representação de 15 entidades de Santa Maria.

Ademir Casartelli, da Superintendência do Porto de Rio Grande, destacou a necessidade de se definir uma estratégia de logística, com vistas a interligar os modais rodoviários, ferroviários, hidroviários, de forma que sejam complementares e não concorrentes. Alertou que há, no país, uma progressiva reversão do estágio de sucateamento relegado aos portos brasileiros, graças às leis 8.630, de 1993, e a 12.815, de 2013, autorizadoras de investimentos em parcerias público-privadas. Para ele, logística é o produto certo, na hora certa, no local certo, pelo menor preço.

Nogueira, por sua vez, apresentou uma síntese de estudo técnico detalhado, considerando o chamado “Lote 2” do trecho entre Pato Branco (PR) e Santa Maria, definido como um corredor “multi-criterial”, a partir do qual há técnicos trabalhando para adequar as questões de cunho econômico, como demarcação de terras indígenas, impacto ambiental, relevo (declividades) e sinuosidades. Apesar da decisão de caráter técnico, o engenheiro considerou fundamental a articulação política para a definição do traçado que alcance o porto de Rio Grande.

Após, houve debates entre os inscritos e, de maneira geral, confluíram para registrar a importância do empreendimento.

Prefeitos:
João Mario Cristófari, Jaguari
Selmar Durigon, Pinhal Grande
Rony S. Carnieletto, Itaara
Julio Cesar Viero Ruivo, Santiago
Valerio Vili Trebien, Agudo
Jaime Lima da Silva, Dilermando de Aguiar
Mauro Schünke, Restinga Seca
Aldori Flores Vieira, Quevedos
Sérgio Ovídio Coradini, Vila Nova do Sul
Gildo Bortolotto, Formigueiro
Volnei Colvero Savegnago, Faxinal do Soturno
Leocarlos Girardello, São Sepé
Carlos Augusto Souza, Tupanciretã
Horácio Brasil, São Francisco de Assis
Fernando da Rosa Pahim, São Vicente do Sul
Francisco Noronha, representante do prefeito de Cruz Alta
Canísio Roque Schmidt, vice-prefeito de Cerro Largo
Mara Damião, vice-prefeita de Santo Angelo
Edu Oliveira, vice-prefeito, prefeito em exercício de Santana do Livramento
Ramon Roman Taroco, edil, Rivera, URU
Edgar Leivas, edil, Rivera
Amarasi Souza, edil, Rivera

Secretários e vereadores de município:
Jaques Jaeger, Desenvolvimento Econômico
Miguel Caetano Passini, Mobilidade Urbana
Admar Pozzobom, vereador
João Carlos Maciel, vereador
Cezar Ghem, vereador
Rene Mendonça Fernandes, vereador, cacequi
João Weber, vereador, Júlio de Castilhos
Sérgio Franchini Moura, vereador

Texto: Assessoria de Imprensa / Secretaria de Relações Governo e Comunicação
Foto: Vitor Mirailh 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial