Notícias
24/09/2013 24/09/2013 12h35m
Projeto Guarda Municipal na Escola já beneficiou mais de 2 mil alunos de 40 escolas de Santa Maria

O trabalho da Guarda Municipal de Santa Maria (GMSM) vai além do patrulhamento ostensivo. O órgão de segurança da prefeitura, vinculado à Secretaria de Relações de Governo e Comunicação, é uma entidade cidadã, que visa contribuir para a construção de uma cultura de paz, atuando na prevenção da violência e criminalidade. Seguindo estes princípios, em maio deste ano, a GM colocou em prática o Projeto Guarda Municipal na Escola.
O projeto, que até o momento já beneficiou mais de 40 escolas da rede municipal de ensino, visa desenvolver junto às instituições e seus alunos, atividades voltadas à área da segurança pública, combate às drogas, promoção da saúde, prevenção a acidentes, preservação ambiental e sucesso profissional. “Deste modo aproximando a Guarda Municipal de Santa Maria da comunidade escolar”, explica um dos coordenadores do projeto, o Guarda Municipal Elias Isaias Rossdeutscher.
O trabalho realizado nas escolas, e que já envolveu um total de 2352 estudantes, se desenvolve por meio de palestras, debates, oficinas de aprendizado, eventos esportivos e atividades lúdicas, promovidas pelos agentes da guarda Elias Isaias Rossdeutscher e Claudio Rech. Também são utilizados equipamentos audiovisuais disponíveis nas escolas e na guarda.
As escolas que recebem a ação são aquelas identificadas pelos agentes da GM, através do serviço rotineiro das rondas escolares, e que apresentam maiores índices de ocorrências relacionadas à violência e riscos de acidentes. As instituições de ensino também podem solicitar a adesão ao projeto. Para tanto, os diretores devem entrar em contato com os idealizadores do projeto através de email ou telefone (confira abaixo). No entanto, os coordenadores esclarecem que a ordem das atividades será de acordo com o agendamento e disponibilidade da equipe, em comum acordo com a direção das escolas, levando-se sempre em consideração a realidade de cada instituição e a comunidade a ser atendida.
A primeira escola contemplada com o Projeto Guarda Municipal na Escola, em maio, foi a EMEF Euclides da Cunha, na Vila Carolina. As palestras e atividades foram dirigidas aos alunos das turmas do 6º e 7º anos. Na última quarta-feira (18) foram contempladas 84 crianças e adolescentes das turmas do 6º ao 9º ano da EMEF José Paim de Oliveira, no distrito de São Valentim. Já nesta segunda-feira (23), as palestras contemplaram as escolas municipais Lívia Menna Barreto, na Vila Santos Dumont, e Santa Flora.
As atividades acontecem em duas etapas, a primeira aborda o tema da violência e responsabilidades (deveres) das crianças e adolescentes e as consequências legais dos seus atos. No segundo momento é tratado o tema de prevenção de acidentes, com a realização de uma dinâmica de grupo. A atividade encerra com uma palestra motivacional com o objetivo de preparar o jovem para o seu futuro profissional. Os idealizadores do projeto já pensam em ampliar as ações, com atividades de prevenção e combate a incêndios; primeiros socorros e palestras sobre o universo feminino.
Cronograma- Projeto Guarda Municipal na Escola
26/09- 7h30- EMEF Oscar Grau- Vila Nova
30/09- 7h30- EMEF Miguel Beltrame- Vila São José
30/09-13h30- EMEF Dom Antônio Reis- Vila Medianeira
Contatos para adesão das escolas
GM Elias: 9933 8355 eliasisaias@yahoo.com.br
GM Claudio Rech: 81131680 crrech@msn.com
Guarda Municipal: 3921 7297 lo.vigilancia@yahoo.com.br
Fotos: Arquivo/Prefeitura
Texto: Jorn. Vera Jacques