Inicial > Notícias > Secretarias de Assistência Social alinham ações...

Notícias

21/02/2013 22/02/2013 14h49m

Secretarias de Assistência Social alinham ações de atendimento às famílias envolvidas na tragédia


Ao final do encontro, foi reiterado que os órgãos municipais, estaduais e nacionais estão à disposição para auxiliar aos serviços

Na manhã desta quinta-feira (21), no auditório do Centro Administrativo, titulares e representantes de secretarias de Assistência Social de municípios da região reuniram-se para avaliar o trabalho realizado até o momento, principais dificuldades enfrentadas, além de compartilhar informações para que o atendimento às famílias de vítimas e também de sobreviventes da tragédia na boate Kiss seja eficaz e padronizado. Participaram a secretária de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos de Santa Maria, Ione Lemos, e representantes de cidades como Júlio de Castilhos, São Pedro do Sul, Dilermando de Aguiar, Itaqui, Ibirama, entre outros.

A discussão convergiu para o mapeamento das famílias que foram diretamente afetadas e o acompanhamento, permanente, de assistentes sociais, trabalho que envolve também psicólogos, psiquiatras e profissionais da saúde. “Desde a data da tragédia trabalhamos de perto com as famílias, viabilizando passagens de ônibus e também translado. Nossa grande preocupação é com àquelas famílias que estão em vulnerabilidade social, as identificamos e estamos em contato direto”, apontou a secretária santa-mariense. “Algumas vítimas representavam o sustento econômico do grupo familiar”, completou.

Ao final do encontro, foi reiterado que os órgãos municipais, estaduais e nacionais estão à disposição para auxiliar aos serviços. Secretários também compartilharam a opinião a respeito de ampliar o trabalho de visitas às comunidades, não só a famílias de vitimas, já que em determinadas cidades o número de vitimas é baixo e a procura por auxilio do órgão público é pequena. O superintendente da Secretaria de Assistência de Santa Maria, Odilo Ravanelo, rememorou a solidariedade da população. “Tivemos casos de pedágio solidário e até um cavalo foi leiloado para arrecadar recursos”, comentou.

 

Texto e foto: Maria Luiza Guerra
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial