Notícias

29/01/2013 29/01/2013 23h20m

Força tarefa de profissionais da Saúde Mental atende familiares de vítimas do incêndio na Boate Kiss


Parentes e amigos das vítimas, além de voluntários que participaram da tragédia em qualquer circunstância, bem como profissionais da saúde e de resgate, podem entrar em contato com o CAPs Caminho do Sol através do telefone (55) 3921 7144. Foto: João Vilne

A Secretaria de Município da Saúde, em consonância com a Coordenação de Saúde Mental do Estado e o Ministério da Saúde, criou uma força tarefa formada por seis equipes de profissionais da saúde mental para atender a todos os envolvidos na tragédia, sem exceção, sobretudo, os familiares das vítimas fatais e que estão internadas em estado grave. A primeira equipe formada é a de acolhimento em Saúde Mental 24 horas, que atende em regime de plantão no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Caminho do Sol, da Av. Borges de Medeiros, nº 1897, desde domingo (27). O telefone de contato para o Plantão 24h é (55) 9167 4026.

Equipes
Além da equipe de plantão, foram criadas equipes de suporte ao trabalho dos profissionais das UPAs; nos hospitais onde há pacientes internados para acompanhamento dos familiares e trabalhadores; de apoio para bombeiros e profissionais de resgate envolvidos na ação, além de um grupo de coordenação dos profissionais de saúde mental. Outra equipe de suporte aos familiares em velórios e sepultamentos também havia sido criado, mas com o final das cerimônias ela será dissociada e os profissionais envolvidos direcionados para outras demandas. Ao todo são 130 profissionais trabalhando.

Contato
O objetivo é contatar todos os envolvidos que passem a receber o acolhimento e suporte por parte dos profissionais que integram a força tarefa. Parentes e amigos das vítimas, além de voluntários que participaram da tragédia em qualquer circunstância, bem como profissionais da saúde e de resgate, podem entrar em contato com o CAPs Caminho do Sol através do telefone (55) 3921 7144. A força tarefa conta com estrutura de ambulância equipada com profissional da saúde mental para atender casos mais críticos.

Reunião
A força tarefa da Saúde Mental foi alinhada em reunião com representantes da Secretaria de Município da Saúde (SMS), UPA, SAMU, Hospital Universitário, Exército, Aeronáutica, Coordenadorias Regionais, Força Nacional do SUS e Ministério da Saúde que aconteceu na manhã desta terça-feira (29) no auditório do Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo. Em pauta as experiências vividas em cada ponto do processo de atendimento em meio à crise e também as prioridades a partir de agora.

Texto: Guilherme Bicca
Foto: Arquivo Prefeitura

Fabrício Minussi
Superintendente de Comunicação
Secretaria de Relações de Governo e Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria
www.santamaria.rs.gov.br

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial