Inicial > Notícias > Parque da Criança leva diversão, saúde...

Notícias

13/10/2012 14/10/2012 11h56m

Parque da Criança leva diversão, saúde e cidadania a milhares de pessoas na Praça do Mallet


Cerca de três mil pessoas passaram pela Praça do Mallet na sexta (12) e conferiram a programação organizada pela Prefeitura e parceiros. Foto: João Alves/Prefeitura de Santa Maria

O Dia da Criança, celebrado sexta-feira, dia 12 de outubro, teve um significado muito especial para a funcionária pública Marli Cardoso, de 56 anos. Ela levou os filhos para se divertirem no Parque Itinerante da Criança, instalado na Praça do Mallet, que reuniu diversas atividades de lazer, saúde, educação no trânsito, mateada, cidadania, apresentações artísticas e culturais, internet gratuita e, claro, muita diversão.

“Trouxe meus meninos para aproveitar a tarde e com todos estes brinquedos eles estão adorando. Foi uma ótima ideia fazer esse parque para os pequenos. Todos estão de parabéns. Se o objetivo era fazer as crianças felizes, todos conseguiram”, celebrou Marli.

A 1ª edição do Parque Itinerante da criança, desenvolvida pelo Gabinete do Prefeito, contou com ações organizadas pelas secretarias de Município de Saúde, Educação, Assistência Social, Juventude, Esportes, Lazer, Idoso e Criança, Controle e Mobilidade Urbana, Guarda Municipal, Gerência Municipal de Trânsito (GMT), Brigada Militar (BM) e Serviço Social do Comércio (Sesc), entre outras entidades e empresas participantes. Cerca de três mil pessoas passaram pela Praça do Mallet, na tarde de sábado, e prestigiaram a programação promovida pela Prefeitura.

O projeto prevê a inclusão das comunidades de todas as regiões da cidade, sendo realizadas duas edições por mês. A próxima está prevista para o dia 20 de outubro, em local a ser confirmado pelos organizadores. O prefeito Cezar Schirmer fez questão de conferir a programação que na tarde de sexta-feira, das 14h às 19h, reunião cerca de três mil santa-marienses na Praça do Mallet.

“Hoje o Parque Itinerante da Criança é uma atividade em crescimento. Este é o primeiro ano e um exercício para conhecer e entender como será a receptividade do publico, das crianças. Nosso objetivo é levar lazer, entretenimento, aprendizagem, orientações para cidadania e para melhorar a cidade, além de trazer a convivência com os pais e filhos no Dia das Crianças”, disse Schirmer, que esteve acompanhado de secretários de município. O prefeito também ressaltou a importância do caráter inclusivo do Parque Itinerante da Criança.

“Estamos levando e proporcionando às comunidades, de todas as regiões da cidade, o acesso a diversas atividades. Isso é mais que diversão. É uma política de inclusão social. Basta olhar a quantidade de famílias que estão hoje (sexta-feira) celebrando. São pais, mães, avôs, avós, filhos netos... Se queremos uma cidade melhor, mais limpa, justa e sustentável ela passa por aqui. Por isso agregamos muitas atividades de várias secretarias, para atingir o maior número de pessoas possível”, explicou o prefeito.

O entendimento de Schirmer encontrou eco na voz da técnica em enfermagem Vera Lúcia dos Santos. “Acho uma excelente iniciativa da Prefeitura. Muitas destas crianças nunca chegaram a conhecer estes brinquedos e, hoje, no Dia da Criança, a diversão é garantida com um espaço só para elas” , avaliou Vera Lúcia. A coordenadora do Programa Educa Trânsito, Lélia Tófoli, também falou sobre a oportunidade de poder transmitir às crianças noções de trânsito e cidadania.

“As crianças são muito receptivas. Além disso, aqui podemos tirar muitas duvidas sobre o trânsito. Há muitas dúvidas sobre sinalização, o significado do vermelho, verde e amarelo... No entanto, estas são situações que também precisam ser esclarecidas pelos pais e professores, em casa e nas salas de aula. Ressaltamos que o trânsito é feito por pessoas e veículos, que a prioridade é o pedestre e a vida”, afirmou Lélia Tófoli.

Além do Programa Educa Trânsito a Prefeitura Levou à Praça do Mallet serviços de saúde e de assistência social, com informações voltadas à higiene bucal, atualização da carteira de vacinação, orientação e verificação de pressão arterial, além da confecção do Cartão SUS.

A próxima edição do Parque Itinerante da Criança deve será no dia 20 de outubro, em local a ser confirmado. Até lá, a Professora Claudia Pires, de 32 anos, pode ir se organizando. Ele esteve na primeira edição do evento, na sexta-feira. “Foi ótimo trazer minha filha no parque itinerante. Hoje (sexta-feira), não tínhamos muitos recursos pra levá-la em lugares bons. Quando soube que aqui teria brinquedos, trouxe ela, e a menina adorou. Adoro ver ela se divertindo e sempre que tiver a oportunidade vou levar ela para brincar e se divertir”, concluiu a professora.

A Praça do Mallet, no Bairro Passo D`Areia, foi escolhida para a estreia do projeto principalmente pela localização estratégica e por ter internet livre para a população. O diretor de Gabinete, Rogério de Assis Brasil, informa que terá uma reunião final com a Secretaria de Educação, que é parceira da iniciativa, juntamente com a Secretaria da Juventude, Esportes, Lazer, Idoso e Criança, para definir as outras cinco montagens, que acontecerão ainda neste ano. Segundo Assis Brasil, o roteiro das ações será divulgado a partir da próxima semana.

Confira a galeria de fotos da 1ª edição do Parque Itinerante da Criança acessando o link http://on.fb.me/QXEBE9

Texto: Fabricio Minussi (colaboração de Karohelen Dias)
Fotos: João Alves/Prefeitura de Santa Maria
 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial