Inicial > Notícias > Para Polícia Civil ações de segurança...

Notícias

09/10/2012 09/10/2012 17h51m

Para Polícia Civil ações de segurança da Prefeitura são exemplo a serem seguidos pelos bancos


A Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Município de Relações de Governo e Comunicação, participou, na manhã dessa terça-feira (9), de uma reunião com representantes das forças policiais e instituições bancárias da cidade. Realizado na Delegacia Regional de Polícia Civil de Santa Maria, o encontro teve como objetivo discutir a integração e otimização de protocolos de prevenção e repressão a crimes contra estabelecimentos de natureza bancária.

No encontro, a agilidade com que as polícias conseguem ter acesso às imagens das câmeras de videomonitoramento da Prefeitura e a relação compassada entre as forças policiais e a Guarda Municipal foram citadas como exemplo e indicativo da criação de protocolos voltados aos bancos. Para o Delegado Regional da Polícia Civil, Marcelo Arigoni, os protocolos serão um desdobramento futuro e fruto de novas reuniões. “O principal objetivo desse primeiro encontro é sensibilizar os bancos da importância da colaboração e da integração entre os estabelecimentos bancários e a polícia. É um diálogo para que os bancos sejam mais parceiros da polícia”, explica o delegado.

O encontro foi decorrente da preocupação com o número crescente de furtos e arrombamentos em instituições bancárias, sobretudo em caixas eletrônicos, no interior do Rio Grande do Sul. Para o secretário de Relações de Governo e Comunicação, Giovani Mânica, a soma de forças é vital para que tal incidência não chegue à Santa Maria. “Nós unimos esforços e manifestamos tecnicamente qual a conduta que os bancos devem ter para ajudar as polícias a eliminar esse tipo de atitude. Por incrível que pareça, enquanto a Prefeitura investe na instalação de 700 câmeras de videomonitoramento pra trazer mais segurança para a população, algumas agências sequer tem sistema de vigilância interna”, afirma.

O prefeito Cezar Schirmer também ressaltou a importância dos investimentos da Prefeitura na formação da Guarda Municipal, instalação de câmeras de vigilância e a central de videomonitoramento. “A Prefeitura pode e deve colaborar com a segurança pública, mesmo sendo esta uma obrigação do Estado. Esta é a linha que adotamos. Uma cidade mais segura e com menos violência se faz com a participação de todos. Isso passa pela colaboração de cada um de nós e pelo comprometimento das instituições na adoção de medidas que possam contribuir para que os autores de delitos sejam identificados e os indicadores de criminalidade diminuam”, disse Schirmer.

Ao final do encontro o delegado Arigoni ressaltou a necessidade da discussão iniciada nesta terça-feira ser levada para o Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M), criado e coordenado pela Prefeitura com o objetivo de desenvolver ações conjuntas de segurança, pelo esforço concentrado dos órgãos de Polícia, Judiciário, Promotoria Pública e sociedade organizada. Nesse sentido, o secretário Manica confirmou, para o próximo dia 18 de outubro, na Central de Videomonitoramento, no Parque Itaimbé, uma reunião do GGI-M, para tratar sobre os protocolos de prevenção e repressão a crimes contra estabelecimentos de natureza bancária.


Além do secretário Giovani Mânica, e do delegado Marcelo Arigoni, estiveram presente outros representantes das polícias Civil, Federal, Brigada Militar e Guarda Municipal; e de instituições bancárias, como Sicredi, Banco do Brasil, Banrisul e Caixa Econômica Federal, além do presidente da ADESM (Agência de Desenvolvimento de Santa Maria) Wilson Serro, e do superintendente de proteção Social, Cidadania e Direitos Humanos, Luiz Eliton Cordenuzzi.

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial