Inicial > Notícias > Prefeitura e comunidade escolar comemoram volta...

Notícias

30/07/2012 03/08/2012 09h25m

Prefeitura e comunidade escolar comemoram volta às aulas na rede municipal de ensino


Até a próxima segunda-feira (6) todas as 78 instituições municipais estarão em plena atividade

Esta segunda-feira (30) é marcada pelo início da retomada dos trabalhos nas escolas da rede municipal de ensino, que passaram pelo período de recesso escolar. Segundo dados da Secretaria de Município da Educação (Smed), na data, 70 instituições voltaram às aulas e, de acordo com a responsável pelo setor pedagógico, Gisele Bauer, como as escolas tem autonomia de administrar seu calendário, até a próxima segunda-feira (6) todas as 78 instituições municipais estarão em plena atividade.

A rede municipal conta com um quadro profissional de aproximadamente 1,5 mil professores e de mais de 18 mil alunos. “Hoje estamos começando com muito entusiasmo. Sempre a volta às aulas é um dia de confraternização e sagração do ensino. A educação em Santa Maria vai muito bem, graças a um trabalho de investimentos, capacitações e valorização do ensino. Ao longo de três anos e meio fizemos uma revolução, por isso que o reinício das aulas acontece com muito vigor”, disse o titular da pasta da Educação.

O secretário ainda destaca que foram contratados mais de 400 professores e qualificadas as salas de aula. “Equipamos as salas para que ficassem em patamar de igualdade com qualquer sala de aula do país e do exterior. Qualificamos os professores e podemos nos orgulhar de termos uma das melhores redes de educação. O setor pedagógico esta constantemente com os docentes, no sentido de se estabelecer um ensino compatível com a modernidade e com a expectativa com que Santa Maria tem com as crianças”, avaliou Roth.


Investimentos na educação santa-mariense

Neste governo, a educação passou por uma revolução. Historicamente, o início do ano letivo deixava à mostra uma realidade: a falta de professores nas salas de aula de Santa Maria. A deficiência do quadro docente foi resolvida com a convocação de 400 professores e também com a valorização dos profissionais, com o pagamento do salário acima do Piso Nacional. Número inédito no caminho trilhado pela educação municipal. A segunda medida adotada pela Prefeitura foi a de oferecer condições de trabalho para os professores e de aprendizado para os alunos.


Manutenção e equipamentos

Durante muitos anos, a estrutura física das escolas não recebeu manutenção. Através de obras de reforma e ampliações, os educadores acompanharam o renascimento de seus espaços e retomaram a confiança no Poder Público. A falta de equipamentos também era fator que engessava a dinamicidade do ensino. Enquanto a tecnologia avançava, os estudantes viam uma escola imutável. Com uma política de remodelação das instituições, com objetivo de modernizá-las e deixa-las atraentes, a Prefeitura investiu R$ 2,6 milhões na compra de diversos materiais.


Compra de materiais

Pracinhas de brinquedos foram uma das primeiras peças entregues de um grande kit de modernização. Em uma extensa agenda percorrida pela comitiva do Executivo em todas as escolas, máquinas fotográficas, projetores multimídia, televisões, aparelhos de som, equipamentos esportivos e musicais, foram entregues e deram novo fôlego ao ensino, pois proporcionaram novas possibilidades de aprendizagem. Outra ação inédita foi a entrega de uniformes para as crianças até o 6º ano, ao todo, 8,1 mil conjuntos foram distribuídos, somando R$ 625 mil em investimentos.

 

Texto: Maria Luiza Guerra
Foto: João Vilnei

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial