Inicial > Notícias > Um Visionário em Santa Maria: arquiteto...

Notícias

05/06/2012 05/06/2012 16h08m

Um Visionário em Santa Maria: arquiteto Danilo Landó fará palestra na cidade, nesta quarta-feira (6), na SUCV


A convite do Prefeito Cezar Schirmer, o arquiteto e urbanista Danilo Francisco Menezes Landó estará na cidade nesta quarta-feira (6), onde proferirá a palestra “Uma Conversa com Landó: Um Visionário de Santa Maria”. O encontro com o renomado arquiteto acontecerá no Salão de Atos do Edifício João Machado Borges (SUCV),das 15h às 17h. Antes disso, às 14h30, Landó estará disponível para a imprensa,em uma entrevista coletiva, no mesmo local. “ O Landó é um profissional que há 40 anos já pensava a Santa Maria do futuro. Seus projetos, concebidos aos longo de décadas, vão ao encontro da cidade que queremos”, justifica Schirmer.

A palestra será aberta ao público tendo como participantes, principalmente, os servidores administrativos da prefeitura nas áreas de engenharia e arquitetura, pertencentes a diferentes secretarias de município, além dos integrantes do Escritório da Cidade, autarquia responsável pelo planejamento urbano de Santa Maria. Também terão participação ativa na palestra professores e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia e Administração das diferentes instituições de ensino da cidade.

Danilo Landó, hoje com 84 anos, a convite do então reitor da UFSM Mariano da Rocha foi o idealizador e primeiro diretor do Curso de Administraçãodaquela instituição de ensino. Atualmente é membro honorário vitalício da Federação Pan-americana de Associações de Arquitetos, por longos anos,professor em cursos de Engenharia, Administração e Arquitetura. O “mestre” como é conhecido ajudou a formar uma geração de planejadores e ficou conhecido por elaborar planos urbanísticos para mais de 30 cidades do RS e do Brasil, entre eles, o Plano da Região Metropolitana de Porto Alegre.

O arquiteto tem fortes ligações com a cidade, tendo desenvolvido projetos urbanísticos para Santa Maria em três diferentes administrações municipais. Entre estes, destacam-se o Viaduto Evandro Behr e outros que não saíram do papel, como uma avenida periférica, um metrô de superfície e o Distrito industrial, em Camobi.

 

Texto: Jorn. Vera Jacques
Foto: Jorn. Ceura Fernandes/Arquivo pessoal

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial