Notícias
03/01/2012 03/01/2012 17h13m
Prefeitura recebe, nesta sexta, tubulações para início de obras de esgotamento sanitário no Zilda Arns
A parceria firmada entre a Prefeitura de Santa Maria e a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) está gerando importantes resultados para o município já no início de 2012. Nesta sexta-feira (6), às 10h, serão assinados os documentos para o início das obras do sistema de esgotamento sanitário do Residencial Zilda Arns, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e da implantação da Elevatória de Água Bruta, junto ao Rio Ibicuí-Mirim.
O esgotamento sanitário do Zilda Arns beneficiará 500 famílias, que serão contempladas pelos programas habitacionais do município. De acordo com a Assessoria de Comunicação da Corsan, está prevista a expansão do mesmo sistema para mais 560 famílias da região. Além disso, será coletado o esgoto de 200 casas do Residencial Unghini, no Bairro São José. Com isso, 1.260 residências da localidade contarão com coleta e tratamento de esgoto a partir deste ano.
Outra importante obra fica por conta da implantação da Elevatória de Água Bruta no Rio Ibicuí-Mirim. A medida visa reforçar o Sistema de Produção de Água no município – que deve garantir o abastecimento na cidade até o ano de 2020 e beneficiar mais de 327 mil habitantes. “A Corsan tem o seu maior lucro em Santa Maria. Então, sempre reivindicamos melhorias no sistema de saneamento da cidade. Agora, a companhia está dando a devida atenção aos nossos anseios”, frisa o prefeito Cezar Schirmer.
Para a elevatória serão investidos cerca de R$ 8,7 milhões. Os atos acontecem na manhã de sexta, no Residencial Zilda Arns, na BR-287, Bairro Diácono João Luiz Pozzobon.
Residencial Zilda Arns
O Residencial Zilda Arns está sendo construído próximo a BR-287, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, e beneficiará 500 famílias com rendas de até R$ 1,6 mil mensais. Cada residência do conjunto habitacional terá aproximadamente 42 metros quadrados e contará com dois quartos, sala, banheiro e cozinha. O empreendimento, que está sendo erguido com recursos federais e contrapartida do município, passará a contar também com sistema de esgotamento sanitário.
Texto: Luiz Otávio Prates