Notícias
27/05/2025 27/05/2025 14h12m
Seminário em alusão ao Maio Laranja debate ações de proteção das crianças e adolescentes

Encontro teve como tema principal a efetivação da lei 13.431, de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência
Em busca de ampliar o debate e a eficiência das ações em proteção de crianças e adolescentes, Santa Maria sedia o seminário regional sobre a efetivação da lei 13.431, de 2017, que estabelece o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência. O encontro é em alusão ao Maio Laranja, mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, que ocorreu nesta terça-feira (27), no auditório da Faculdade Palotina (Fapas). Participaram o encontro representantes de 27 dos 33 municípios da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde (4ª CRS), bem como profissionais do direito, educação e assistência social.
O secretário de Desenvolvimento Social, Juliano Soares, abriu oficialmente os trabalhos e pontuou que o Comitê de Escuta Especializada de Santa Maria se reúne mensalmente para organizar suas ações:
“O mês de maio foi repleto de debate sobre este tema, o que é muito positivo. A nossa rede tem funcionado bem ao se comunicar com diferentes setores, assim fomentamos a criação de mecanismos para atuar em defesa desse público. Tem sido um desafio diário na secretaria”, afirma.
Assistente social da Secretaria de Desenvolvimento Social e coordenadora do comitê, Janaina Schmitt Procopio, destacou a relevância do seminário com 500 inscritos. Segundo ela, a reunião foi uma oportunidade de pensar estratégias e trocar experiências em prol da garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
Os assuntos abordados durante o seminário perpassaram por escuta especializada, depoimento especial, direito ao silêncio da vítima, e métodos de abordagem que não causem a revitimização. A programação também contou com uma mesa do Centro de Referência ao Atendimento Infantojuvenil (Crai) de Santa Maria, a respeito do panorama dos atendimentos realizados. O encontro ainda teve momentos culturais com a apresentação do projeto Orquestrando Arte e a exposição de um varal de desenhos feitos pelas crianças atendidas.
O seminário é uma realização da 4ª CRS, da Secretaria Estadual de Saúde e do Comitê de Escuta Especializada de Santa Maria. Também participou do evento a coordenadora da 4ª CRS, Fabrícia Ennes da Silva Costa; o diretor da Fapas, Jadir Zaro; da psicóloga Vitória Fernandes Portos; e da vereadora Marina Callegaro.
DENÚNCIAS (gratuitas e anônimas)
Disque 100 – Vítima ou testemunha de violência física ou sexual
Disque 180 – Violência psicológica, física ou sexual contra mulheres e meninas
Disque 100/180 no WhatsApp ou baixe o aplicativo “Direitos Humanos Brasil”
Polícia Civil/RS – 0800-6426400 – Para qualquer tipo de violência
194 – Polícia Federal
191 – Polícia Rodoviária Federal
CRAI HUSM
Santa Maria – Hospital Universitário de Santa Maria (Husm)
(55) 3213-1875 | craihusm.santamaria@gmail.com
Texto: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Foto: João Alves (MTb: 17.922)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria