Inicial > Notícias > Empreendedores de Santa Maria exploram iniciativas...

Notícias

21/05/2025 21/05/2025 12h35m

Empreendedores de Santa Maria exploram iniciativas criativas em Porto Alegre com apoio da Prefeitura


O grupo segue na Capital nesta quarta-feira (21), quando vai visitar a 11ª Feira Brasileira do Varejo (FBV)

Uma comitiva santa-mariense formada por 50 empreendedores dos setores criativo e têxtil participou, nesta terça-feira (20), de visitas técnicas em Porto Alegre, promovidas pelo Sebrae em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura. O objetivo da Missão Empresarial foi conhecer, na prática, iniciativas de destaque no varejo de moda e design local, com foco em inovação, curadoria e estratégias de integração entre o físico e o digital.

O grupo visitou a Tela – Curadoria de Produtos Locais, localizada no Shopping Praia de Belas. A loja chamou a atenção dos participantes por seu modelo de negócios, que reúne grandes e pequenos empreendedores, valorizando a produção local com forte apelo visual. Durante a visita, a consultora de moda e comunicação do Sebrae, Madeleine Müller, apresentou os conceitos de cross merchandising e visual merchandising, além de destacar a importância de uma narrativa visual consistente, capaz de comunicar o propósito da marca por meio da disposição dos produtos e da estética da vitrine.

Um dos pontos altos foi a prática de renovação das vitrines utilizando o mesmo estoque, uma estratégia para manter o interesse do consumidor e reduzir custos com reposição.

Segundo a analista de relacionamento do Sebrae, Shana Steffen, a parceria com a Prefeitura é essencial para viabilizar capacitações e a participação em eventos:

“Temos na Prefeitura uma grande parceira, que nos ajuda a levar os empreendedores tanto para conhecer quanto para expor em diversas feiras. Assim, conseguimos proporcionar novas experiências e conhecimentos aos participantes”, avalia.

A comitiva também conheceu a Aloja Autoral, um espaço colaborativo voltado à moda autoral gaúcha, que atualmente reúne 25 marcas. O modelo de negócio chamou a atenção por fortalecer o empreendedorismo criativo e oferecer um ambiente de exposição e vendas para marcas que compartilham valores como autenticidade, sustentabilidade e design independente.

FEIRA BRASILEIRA DO VAREJO

O grupo santa-mariense segue na Capital nesta quarta-feira (21), quando vai visitar a 11ª Feira Brasileira do Varejo (FBV). Em preparação para o evento, os empreendedores foram instruídos sobre as melhores formas de se aproximarem de clientes e fornecedores para realizar network durante a feira. Entre as dicas estavam a autoconfiança, objetividade e outras formas de fazer novas conexões.

As visitas integram as ações do Sebrae, em parceria com a Prefeitura, voltadas à capacitação de empreendedores por meio da imersão em ambientes de referência, promovendo a troca de experiências e o fortalecimento do ecossistema criativo e têxtil da região.

Texto e fotos: Gabriel Marques (MTb: 20.860)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial