Inicial > Notícias > Procon-SM divulga ranking de empresas com...

Notícias

16/05/2025 16/05/2025 10h00m

Procon-SM divulga ranking de empresas com maior número de reclamações em 2024


Foram formalizadas 5.377 reclamações, a maioria para concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e serviços de telefonia e internet

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Transparência e Controle, torna público o ranking de reclamações realizadas por consumidores ao Programa Municipal de Proteção ao Consumidor Santa Maria (Procon-SM) no ano de 2024.  Ao todo, foram formalizadas 5.377 reclamações, a maioria referente aos serviços de concessionárias de serviços públicos (água e luz), instituições financeiras e serviços de telefonia e internet. A publicidade da lista integra as atividades em defesa do consumidor no Município.

“Este ranking nos revela um cenário atípico, onde as concessionárias de água e luz figuram no topo da lista junto dos bancos e serviços de telefonia e internet. Também observamos a presença de mais de 100 reclamações de seis instituições sindicais relacionadas aos descontos indevidos de aposentados, tema que chegou ao Procon SM ainda em 2023 e que, desde então, viemos alertando o Ministério da Justiça e Segurança Pública”, destaca a coordenadora executiva do Procon-SM, auditora fiscal Marcia da Rocha. O ranking completo pode ser conferido ao final do texto.

ONDE PROCURAR ATENDIMENTO

Para atendimento em Santa Maria, os consumidores que precisarem podem recorrer ao serviço de atendimento online do Procon-SM, que recebe reclamações a qualquer hora do dia. Também é possível agendar horário no Procon-SM pelo telefone (55) 3174-1556, WhatsApp (55) 99178-3621 (somente texto) ou pelo e-mail atendimento.proconsm@gmail.com. Os canais atendem das 8h30min às 16h30min, de segunda a sexta-feira e estão disponíveis tanto para agendamento de atendimento presencial quanto para sanar dúvidas. O Procon-SM está localizado na Avenida Rio Branco, 639, Centro.

“Em caso de dúvidas antes de contratar qualquer serviço ou adquirir algum bem, é possível contatar o atendimento para obter informações. O Procon possui uma lista de sites não confiáveis, uma ferramenta pública utilizada como referência para informar os consumidores sobre sites a serem evitados”, reforça Marcia. A lista de sites não confiáveis pode ser conferida aqui.

No atendimento presencial é obrigatório levar: documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor pode levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento de compras ou serviços, entre outros.  Para não residentes que adquiriram produtos ou serviços em Santa Maria, o atendimento pode ser feito tanto pelo serviço online do Procon-SM quanto pela plataforma digital consumidor.gov.br do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

PROCON | RANKING DE RECLAMAÇÕES 2024

  • Corsan - 371
  • Oi S.A. - 235
  • Claro S.A. - 194
  • Banco BMG S.A.- 145
  • RGE - 161
  • Banco Agibank S.A. - 117
  • Banco do Estado do Rio Grande do Sul SA - 112
  • Banco Pan S.A. - 109
  • Banco Itaú BBA S.A. - 106
  • Banco Santander (Brasil) S.A. - 106
  • Facta Financeira S.A. - 104
  • Caixa Econômica Federal - 100
  • Telefônica Brasil S.A. - 81
  • Yeesco Ind. e Com. de Confecções LTDA - 79
  • Magazine Luiza S.A. - 78
  • Banco Bradesco S.A. - 77
  • Tim S.A. - 76
  • Banco CSF - S.A. - 63
  • Lojas Quero-Quero S.A. - 58
  • Banco do Brasil S.A. - 56
  • Carrefour Com. e Ind. LTDA - 50
  • Nu Pagamentos S.A. - 46
  • Lojas Colombo S.A. - 38
  • Hipercard S.A. - 38
  • Banco Daycoval S.A. - 35
  • Verde Administradora S.A. - 34
  • Midway S.A.- 30
  • Lojas Riachuelo S.A. - 28
  • Banca Cooperativo Sicredi S.A. - 27
  • Samsung Eletrônica da Amazônia LTDA. - 26
  • Luizacred S.A. - 26
  • Drebes & Cia LTDA - 26
  • Banco C6 S.A - 26
  • Crefisa S.A. - 24
  • Associação De Aposentados Mutualista para Benefícios Coletivos - 24
  • Realize Crédito, Financiamento e Investimento S.A. - 23
  • Amar Brasil Clube de Benefícios - 22
  • Banco C6 Consignado S.A. (Banco Ficsa S.A.) - 22
  • Lojas Renner S.A. - 21
  • Centro De Estudos Dos Benefícios Dos Aposentados e Pensionistas – 21
  • Serasa S.A. - 20
  • Mercado Livre - 20
  • Deltasul Utilidades LTDA - 20
  • Uniao Nacional Dos Aposentados e Pensionistas do Brasil - 18
  • Banco Itaubank S.A. - 18
  • Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical - 17
  • Mercado Pago - 17
  • Paraná Banco S.A. - 17
  • Associação de Proteção e Defesa dos Direitos dos Aposentados e Pensionistas - 17
  • Ifood.com Agência de Restaurantes Online S.A. - 16
  • PagSeguro Internet S.A. - 15
  • Eagle Sociedade de Crédito Direto S.A. - 15

 

Texto: Lenon de Paula (Mtb: 18.763)
Arte: Gibran Carrazzoni / PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial