Notícias
10/05/2025 10/05/2025 15h37m
Estudantes da EMEI Circe Terezinha da Rocha passam a estudar por 10 horas na instituição com o Turno Estendido

Prefeitura dá início a fase de teste na escola devido à grande procura das famílias por este serviço
A Secretaria de Educação de Santa Maria começa nesta segunda-feira (12) o programa Turno Estendido, que tem como objetivo ampliar as horas de atendimento de estudantes da Educação Infantil dentro da Rede Municipal de Ensino. A instituição piloto será a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Circe Terezinha da Rocha, no Bairro Diácono João Luiz Pozzobon, escolhida para uma fase teste devido à grande procura das famílias por este serviço.
“Sabemos que muitas famílias, principalmente dos estudantes da Educação Infantil, têm horários de trabalho mais complicados. Foi ouvindo aos pedidos de pais e responsáveis que optamos por fazer esta ação, ainda em formato de teste, com mais horas para as crianças dentro da escola. Por meio de um edital, 70 crianças já matriculadas na escola, cumprem os pré-requisitos e ficarão por 10h dentro da escola. Conforme ajustarmos o programa, vamos estender a iniciativa para outras escolas do Município”, explica a secretária de Educação, Gisele Bauer.
Nesta etapa experimental, serão atendidas 70 crianças, do Berçário à Pré-escola. Destas, 18 ficam na escola das 7h às 17h e o restante terá atividades letivas das 9h às 19h, de segunda a sexta-feira. As crianças a serem atendidas já estavam matriculadas na instituição de ensino. Todas cumprem os pré-requisitos do edital 04/2025, que prevê as diretrizes do programa.
Entre os critérios, estão crianças em situação de vulnerabilidade social comprovada por meio de documentos que atestem a condição de risco social, nutricional e econômico; e crianças cujos ambos os responsáveis estejam em atividade laboral em turno integral, dentro dos horários de funcionamento da escola.
PRÓXIMOS PASSOS
O objetivo é avaliar o andamento do programa na EMEI Circe Terezinha da Rocha pelos próximos meses e ajustar o que for necessário. E, depois, estender a iniciativa para outras escolas de Educação Infantil da RME.
Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: Eduardo Ramos (Mtb: 15.191) / Arquivo
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria