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02/05/2025 02/05/2025 15h16m
Prefeitura lança concurso para pintura do trailer Testa Santa Maria

Objetivo é promover a valorização da arte urbana e a expressão criativa
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, através da Política HIV/Aids/IST e Hepatites Virais, abre inscrições para a seleção de artista visual para a execução da pintura artística no trailer "Testa Santa Maria", no formato Arte Mural/Grafite.
A pintura será realizada pelo artista vencedor diretamente sobre a superfície do trailer, levando em consideração todas as suas dimensões. O trailer “Testa Santa Maria” tem as medidas de 2,70 metros de altura, 2,40 metros de largura e comprimento total externo de 3,20 metros.
Conforme a enfermeira Márcia Gabriela Rodrigues de Lima, responsável pela Política de Combate ao HIV de Santa Maria, essa iniciativa vem para aproximar ainda mais as ações de Saúde do Município com a comunidade, desta forma, promovendo a valorização da arte local.
“Esperamos que venham muitas inscrições dos nossos artistas. Santa Maria tem muito talento e a ideia é, também, valorizar o nosso trailer, que vem para descentralizar um serviço tão necessário em nosso Município”.
COMO PARTICIPAR:
Podem participar empreendedores culturais, pessoas físicas ou jurídicas, com 18 anos ou mais (na data da inscrição), residentes em Santa Maria. Estão impedidos de participar artistas vinculados à comissão organizadora do concurso, bem como seus familiares. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto.
As pinturas inscritas deverão ter como tema: Testagem Rápida em Prol da Prevenção ao HIV, ISTs e Hepatites Virais, incluindo ações de prevenção combinada.
COMO SE INSCREVER:
As inscrições iniciaram às 7h30min desta quinta-feira, 1º de maio de 2025, e encerram-se às 23h59min do dia 20 de maio deste ano (vinte dias corridos). Devem ser realizadas, exclusivamente, através do preenchimento de formulário via google forms, disponibilizado no Instagram da Política HIV, @politicahiv_casa13sm, sendo, obrigatoriamente, a arte original em formato PNG, JPEG ou PDF, anexada ao mesmo.
A inscrição será confirmada, posteriormente, via correio eletrônico.
No dia 22 de maio será realizada a ata de abertura com a divulgação dos projetos inscritos. Não serão aceitas inscrições enviadas fora do prazo estabelecido nesse chamamento.
Documentação exigida:
No formulário de apresentação do projeto Anexo I (em formato PDF e devidamente assinado) o proponente, pessoa física ou pessoa jurídica, deverá incluir as seguintes informações e documentos:
● Currículo e/ou portfólio do proponente com descrição e comprovação da atuação na área em que está se inscrevendo;
● São consideradas comprovações cópias de cartazes, folhetos, recortes de jornal, gravações, fotografias, matérias jornalísticas ou publicitárias em mídia eletrônica, cartas de recomendações de artistas e/ou instituições públicas e/ou privadas;
● Comprovante de residência (conta de luz, água, telefone, condomínio, IPTU, ou outra conta que comprove a residência do proponente);
● Se o comprovante de residência não estiver no nome do proponente, o titular da conta deverá inserir no Anexo 1, uma declaração de próprio punho de que o candidato residente naquele endereço;
● Cópia da Carteira de Identidade e do CPF;
● Número de inscrição de microempreendedor individual (MEI).
SELEÇÃO
A seleção será realizada por uma comissão julgadora especializada, composta por profissionais da área de arte, cultura, controle social e comunicação. Os critérios de avaliação incluirão:
● Originalidade e criatividade da proposta;
● Qualidade técnica do trabalho apresentado;
● Adequação do projeto ao formato do trailer;
● Relevância da proposta para o contexto cultural e social de Santa Maria;
● Viabilidade técnica e orçamentária para a execução da pintura.
RECURSO
O artista selecionado receberá o valor de R$ 5 mil (cinco mil reais) para a execução da pintura, que deverá ser realizada no prazo de 20 dias, após a assinatura do contrato.
a) Os proponentes de projetos INABILITADOS terão 05 (cinco) dias úteis (29/05/2025) para encaminhar seus recursos, a contar da data da publicação dos projetos INABILITADOS, com o envio do Anexo III (formulário para recurso) para o e-mail: politicahiv.sm@gmail.com;
b) Os proponentes de projetos DESCLASSIFICADOS terão 05 (cinco) dias úteis para encaminhar seus recursos, a contar da data da publicação dos projetos DESCLASSIFICADOS, com o envio do Anexo III (formulário para recurso) para o e-mail: politicahiv.sm@gmail.com;
c) Os recursos serão apreciados pela Secretaria de Município da Saúde, que os deferirá ou não, e, após essa avaliação, será publicada dia 30/05/25 no https://www.santamaria.rs.gov.br/ e na rede social da Política HIV/Aids, IST e Hepatites Virais: @politicahiv_casa13sm, a listagem dos projetos que tiveram seus recursos deferidos.
DAS OBRIGAÇÕES DO ARTISTA SELECIONADO
O artista selecionado comprometer-se-á a:
● Realizar a pintura no prazo estabelecido, respeitando as condições acordadas;
● Apresentar relatórios e comprovantes de execução, quando solicitado;
● Manter a integridade e qualidade da obra durante todo o período de execução.
RESULTADO
● O resultado do projeto selecionado será publicado no dia 19/06/25, no site oficial da Prefeitura e na rede social da Política HIV/Aids, IST e Hepatites Virais: @politicahiv_casa13sm
● O projeto artístico escolhido será de propriedade da instituição responsável e poderá ser utilizado para fins de divulgação e promoção cultural
● A inscrição neste chamamento implica na aceitação integral dos termos do documento. Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: politicahiv.sm@gmail.com.
Texto: Luisa Neves (MTb: 19.010)
Foto: Luisa Neves
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria