Notícias
21/03/2025 22/03/2025 13h10m
Prefeitura dá continuidade às ações contra a dengue na cidade

Mais de 16 bairros receberam pulverização de larvicida contra o mosquito da dengue e cerca de 1,2 mil visitas domiciliares foram realizadas
A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, dá continuidade às ações de prevenção e combate à dengue. Conforme o Painel de Casos do Estado, Santa Maria registra cinco casos da doença confirmados e 117 em investigação.
Segundo a enfermeira e superintendente da Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti é realizado durante o ano todo e intensificado nos meses mais quentes do ano:
“Nosso objetivo é reduzir cada vez mais o número de casos. Para isso, é fundamental a cooperação da comunidade. Além do cuidado com pátio, vasos de plantas e piscinas, pedimos que as pessoas recebam as nossas equipes da Vigilância Ambiental em Saúde, que estarão devidamente identificadas com crachás da Prefeitura”.
APOIO DO EXÉRCITO
Pelo terceiro ano consecutivo, equipes do Exército Brasileiro atuam, junto aos agentes da Saúde, nas visitas aos bairros em busca dos possíveis focos e, assim, impedir a proliferação do mosquito. A iniciativa em conjunto se iniciou na segunda-feira (17) e vai até a sexta-feira (28). Até a quinta-feira (20), foram realizadas cerca de 1.230 visitas e identificados 67 focos do mosquito. Além de eliminar os pontos de proliferação do mosquito, as equipes fazem o tratamento necessário para impedir futuros criadouros.
Os bairros alcançados, nesta primeira semana, foram Tancredo Neves, Nova Santa Marta, Passo d’Areia, Urlândia e Salgado Filho. Para a próxima semana, os trabalhos seguem no Bairro Boi Morto. Também serão feitas novas visitas domiciliares nos locais onde se registram focos.
PULVERIZAÇÃO
Além das visitas para identificação de focos do Aedes Aegypti, as equipes da Vigilância da Saúde do Município realizaram pulverizações com larvicida biológico em 1.494 quarteirões de Santa Maria. As iniciativas seguirão nos próximos dias, conforme as condições do tempo.
Desde o início de fevereiro, já foram pulverizadas as imediações dos bairros Chácara das Flores, Perpétuo Socorro, Salgado Filho, Divina Providência, Passo d’Areia, Noal, Nossa Senhora de Fátima, Duque de Caxias, Uglione, Camobi, Patronato e Diácono João Luiz Pozzobon, Parque Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Nova Santa Marta e Juscelino Kubitschek. Na sequência, os trabalhos devem seguir nos bairros Nossa Senhora das Dores, Menino Jesus, João Goulart, Itararé, Campestre, Menino Deus, Patronato, Medianeira, Urlândia e Boi Morto.
É importante destacar que o larvicida é comprovadamente sem riscos à saúde humana, por tratar-se de um produto biológico. Ainda assim, a Prefeitura sugere que animais de estimação sejam recolhidos e as pessoas também busquem abrigo no momento que o veículo passar com a pulverização. Contudo, a recomendação é que moradores abram portas e janelas no momento que veículo passar em frente às residências, para que o inseticida circule dentro das casas e locais de abrigo destes mosquitos.
COMBATE AO MOSQUITO
A dengue é uma das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti e os sintomas incluem febre alta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, além de manchas vermelhas pelo corpo em alguns casos. O método mais eficaz para evitar a contaminação é impedir a circulação do mosquito.
PRINCIPAIS PRECAUÇÕES
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
- Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
- Mantenha tampados tonéis e barris de água;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Recolha seus resíduos;
- Use repelente;
- Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
- Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;
- Para denúncias de locais com água parada, ligue para (55) 3174-1581 ou 7400-5525 (somente WhatsApp)
Texto: Luisa Neves (MTb:19.010)
Foto: Samuel Marques/PMSM
Secretaria de Comunicação
Prefeitura de Santa Maria