Inicial > Notícias > Conecta Cidade Universitária, promovido pela Prefeitura,...

Notícias

28/09/2023 19/10/2023 18h09m

Conecta Cidade Universitária, promovido pela Prefeitura, segue até este sábado (30) junto ao Descubra UFSM


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Iniciativa complementa a programação do tradicional evento que apresenta os cursos de graduação de instituições de ensino superior em Santa Maria

Em parceria com a Prefeitura, por meio do Conecta Cidade Universitária, começou nesta quinta-feira (28) o Descubra UFSM – Mostra Cidade Universitária, que segue até este sábado (30), no Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM (antigo Centro de Eventos). O Conecta Cidade Universitária começou na última segunda-feira (25), com atividades em vários pontos de Santa Maria, e segue até sábado junto ao Descubra, dentro do campus Camobi.

A solenidade de abertura do Descubra UFSM contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, do vice-prefeito Rodrigo Decimo, e da secretaria de Cultura, Rose Carneiro.

“Quero dar as boas-vindas a todos que estão aqui no Descubra UFSM, principalmente aos jovens que vêm para conhecer a nossa amada universidade federal e suas graduações. Eu sou formado em Direito pela UFSM e guardo essa instituição com muito carinho em meu coração. E agradeço a todos que passaram pelo meu caminho, acadêmico, profissional e enquanto pessoa pública, porque nós somos feitos de vivências. Não adianta termos cultura, educação, inovação, se não temos o que mais importa: as pessoas. Somos um time, ninguém chega longe sozinho. E agradeço à parceria da UFSM com a Prefeitura para conseguirmos trazer o Conecta Cidade Universitária também aqui para o campus da universidade”, destacou Pozzobom.

A titular de Cultura relembrou o processo de criação do Conecta Cidade Universitária e a expectativa pelo evento.

“Quando propusemos o Conecta no Fórum das Universidades, tínhamos em mente um objetivo e uma ideia de como seria, do que seria. E por mais que eu tenha a cultura para além da arte, ainda ficavam algumas dúvidas na minha cabeça. Depois de três dias intensos, desta segunda-feira, eu e todos que acompanharam o Conecta temos certeza do caminho que estamos trilhando”, pontuou Rose.

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, destacou a história do Descubra UFSM, que ocorre desde 2014, e salientou que o Conecta Cidade Universitária vem para acrescentar muito à cidade e ao evento da universidade federal.

“O Conecta é muito importante porque vem para trocas de experiências, para instigar e formar os nossos jovens. A parceria entre UFSM e Prefeitura é de extrema relevância e não funciona apenas neste momento, de Descubra e Conecta. Temos outros exemplos, como a Calourada e momentos de intercâmbio. Essa parceria busca sempre mostrar que Santa Maria é uma boa cidade para se morar, para estudar, para crescer. E o Conecta vem para mostrar aos jovens, principalmente aos das áreas periféricas, que o lugar deles é aqui, dentro da universidade, na graduação”, assinalou Schuch.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura do Descubra UFSM o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig; a vice-reitora da UFSM, Martha Adaime; o pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch; o presidente da Câmara de Vereadores, Givago Ribeiro, o titular da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), José Luis Eggres; convidados, servidores da UFSM e do Município, professores e estudantes de escolas de Santa Maria e região e visitantes do evento.

CONECTA
É uma iniciativa pioneira que promove a integração das instituições de Ensino Superior do Município ao ensino, pesquisa, extensão e inovação com empreendedorismo, cultura e criatividade. O evento é promovido pela Prefeitura para ampliar e divulgar os potenciais do polo educacional de Santa Maria junto às periferias da cidade, e também complementar a programação do tradicional evento de apresentação dos cursos de graduação da Universidade Federal de Santa Maria, o Descubra UFSM. As atividades são direcionadas aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio

O Conecta Cidade Universitária tem realização da Prefeitura, com o apoio do Sebrae e com a parceria das seguintes instituições de Ensino Superior: Faculdade Palotina de Santa Maria (FAPAS), Faculdade Integrada de Santa Maria (FISMA), Instituto Federal Farroupilha (IFFAR), Universidade Franciscana (UFN), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Faculdade de Ciências Jurídicas de Santa Maria (UNISM); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Colégio Politécnico e Colégio Técnico Industrial (CTISM).

Para saber sobre as atividades ocorridas no Conecta Cidade Universitária visite o site da Prefeitura.

PROGRAMAÇÃO
JUNTO AO DESCUBRA UFSM 
(Mostra Cidade Universitária)
Quando: nesta quinta (28), sexta-feira (29) e sábado (30)
Horários: nesta quinta (28) e sexta-feira (29) das 9h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Neste sábado (30) das 9h às 15h, também sem fechar ao meio-dia
Onde: Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia (PICT), antigo Centro de Eventos da UFSM, campus de Camobi.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos: 
João Alves (Mtb: 17.922) e
Marcelo Oliveira (Prefeitura)
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial