Inicial > Notícias > Santa Maria tem instituição de Ensino...

Notícias

07/06/2023 09/06/2023 16h05m

Santa Maria tem instituição de Ensino Superior como integrante da Cátedra Unesco UniTwin


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

A Universidade Franciscana (UFN) agora integra o programa da Organização das Nações Unidas

Santa Maria comemora o ingresso de mais uma instituição de ensino na Cátedra da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O lançamento ocorreu na manhã desta quarta-feira (7), na Universidade Franciscana (UFN), no Salão Azul do Conjunto I. A Cátedra Unesco UniTwin – A cidade que Educa e Transforma é unificada pelo Programa de Cooperação Internacional cuja a ação ficará a cargo da Rede Internacional Cidade que Educa e Transforma (Ricet), liderada pelo ISEC Lisboa e da qual fazem parte 13 instituições de ensino superior, do Brasil, Portugal e da Guiné-Bissau. A UFN integra a lista de universidades.

“Vivemos um momento diferenciado na cidade e na região, que tem em seu DNA a educação. Temos o reconhecimento de dois geoparques aqui na região e estamos na iminência do terceiro. E agora temos a Cátedra Unesco, a partir da UFN. Com certeza é um momento muito feliz para toda a cidade e, principalmente, a todos que atuam na área da educação. A Prefeitura, dentro do que nos competir, está a disposição da UFN e da Cátedra Unesco UniTwin”, destacou o vice-prefeito, Rodrigo Decimo, durante a solenidade de lançamento.

A reitora da UFN, irmã Irani Rupulo, celebrou e se emocionou ao descrever o momento.

“Eu até escrevi um discurso, mas acredito que em um momento como este seja importante falar a partir do coração. É com imensa alegria que ingressamos Cátedra Unesco, a UniTwin. A primeira da UFN. Esta cátedra tem como foco integrar sistemas de formação e implementa o pensamento de Cidades Educadoras. Para a UFN, e para Santa Maria, estar conectada a outras instituições de ensino superior daqui e de outros países é um ganho sem igual. Agradeço a todos que trabalharam e trabalham conosco para fazer deste momento realidade”, pontuou irmã Irani.

A mesa também foi composta pela coordenadora da Assembleia de Delegados, Jaqueline Moll, que é pesquisadora e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e pelo arcebispo de Santa Maria, dom Leomar Antônio Brustolin, que é chanceler da UFN. O ato de lançamento ainda contou com a presença da vice-reitora da UFN, Solange Binotto Fagan que integra o grupo de professores pesquisadores da Cátedra, da secretária de Educação, Lúcia Madruga, do procurador geral do Município, Guilherme Cortez, a superintendente da Secretaria de Cultura, Liciane Brun.

Também estiverem presentes o vereador Danclar Rossato, representando a Câmara de Vereadores, a Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Ângela Marinho, o diretor geral da Faculdade Palotina (Fapas), Jadir Zaro, o diretor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) campus Santa Maria, Mauro Luiz Cervi. E a representante da coordenação do Rio Grande do Sul da Rede PEA-Unesco, Elhonara Diniz Ribeiro, o diretor de projetos da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), genreal Giovany Freitas Carrião.

O Município também integra o programa de Cátedras Unesco pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

AS CÁTEDRAS
O programa de Cátedras da Unesco foi lançado em 1992 junto ao programa UNITWIN (University twinning), com o objetivo de oferecer formação por meio do intercâmbio de conhecimentos e o espírito de solidariedade entre os países em desenvolvimento. Mais especificamente os dois programas visam: o fortalecimento da educação superior nos países em desenvolvimento; a promoção e facilitação de cooperação internacional (norte-sul e sul-sul) no campo da educação superior e a promoção da formação, pesquisa e outras atividades para a produção de conhecimento em consonância com os objetivos e as diretrizes dos programas e áreas de alta prioridade para a Unesco (Educação para Todos, Água e ecossistemas, Ciência e Ética, Diversidade Cultural e Informação para Todos).

Atualmente existem mais de 630 cátedras e 60 redes UniTwin, que envolvem mais de 770 instituições em 126 países diferentes. No Brasil existem 25 cátedras, distribuídas entre as cinco regiões do país.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033), com informações da Unesco
Fotos: João Alves (Mtb: 17.922) 
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial