Notícias

22/03/2023 22/03/2023 16h54m

Prefeitura faz aula inaugural da EJA Profissionalizante do curso de Padeiro em escolas municipais


Foto: João Vilnei (Mtb 18.086)

Evento ocorreu na noite desta terça-feira (21) com a participação de representantes do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), que é parceiro do Executivo Municipal nessa iniciativa

A parceria entre a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação, e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) Profissionalizante teve duas aulas inaugurais do curso de Padeiro noite desta terça-feira (21). Os estudantes farão o curso profissionalizante integrado às aulas do Ensino Fundamental da EJA.

“A partir dessa parceria, os estudantes da EJA, da Rede Municipal de Ensino, têm uma segunda oportunidade de formação, que é a profissionalizante com aulas dadas pelo IFFar. A EJA dá essa característica de poder proporcionar uma formação já para o mercado de trabalho também. Na EJA Profissionalizante, o aluno recebe a formação tradicional e leva junto uma formação de uma profissão para que conclua os estudos já com mais oportunidade de ingresso no mercado de trabalho”, destaca a secretária de Educação, Lúcia Madruga.

A primeira ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF Diácono João Luiz Pozzobon, no bairro de mesmo nome. A diretora da escola, Sandra Suzana Maximowitz Silva, diz estar feliz com a oportunidade de os alunos da EJA terem mais essa opção de curso profissionalizante.

“A escola Diácono já tem o curso Horticultura a partir desta parceria com o IFFar e, agora, começa mais este outro curso, o de Padeiro, para que os alunos possam aprender outra profissão. É uma ótima oportunidade para os nossos alunos”, salienta a diretora.

A coordenadora da EJA na EMEF Diácono, professora Silvana Freitas, ressalta que, além dos cursos profissionalizantes, outro ponto positivo desta parceria é que os profissionais do IFFar vão até a escola municipal.

“É ótimo porque os nossos alunos recebem as aulas dos cursos profissionalizantes aqui mesmo, na nossa escola. Eles não precisam se deslocar até outro bairro, até outra instituição de ensino para aprender essa capacitação. São os profissionais do IFFar que vêm até os nossos alunos, e isso é ótimo, porque sabemos que o investimento em transporte poderia ser fator de desistência para alguns estudantes. Reforço que esta é uma grande oportunidade para a nossa comunidade escolar”, pontua Silvana.

A segunda aula inaugural ocorreu na EMEF Maria de Lourdes Castro, no Loteamento Leonel Brizola. A instituição de ensino já atuava com o EJA Profissinalizante com o curso de Horticultura.

Ao concluírem a modalidade de ensino, os estudantes recebem certificado de curso técnico. Além de professores e alunos das EMEFs Diácono João Luiz Pozzobon e Maria De Lourdes Castro, as aulas inaugurais também contaram com a presença de representantes do IFFar.

Para 2023, parceria do Município com o IFFar tem continuidade com a oferta de cinco novas turmas de EJA EPT, nas seguintes escolas:
- EMEF Diácono João Luiz Pozzobon – Curso de Padeiro
- EMEF Maria de Lourdes Ramos Castro – Curso de Padeiro
- EMEF Adelmo Simas Genro – Curso de Padeiro
- EMEF João da Maia Braga – Curso de Assistente Administrativo
- EMEF CAIC Luizinho De Grandi – Curso de Assistente Administrativo

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
João Vilnei (Mtb: 18.086)
e Reprodução (Prefeitura)

Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial