Inicial > Notícias > Para ampliar cobertura contra a poliomielite,...

Notícias

26/09/2022 28/09/2022 15h36m

Para ampliar cobertura contra a poliomielite, Prefeitura amplia datas de ações da Multivacinação


Foto: João Alves (Mtb: 17.922)

Santa Maria ainda não alcançou 40% do quantitativo previsto. Por isso, estão previstas iniciativas em unidades de saúde, em associações comunitárias e em escolas

A Campanha Nacional de Multivacinação de 2022, do Ministério da Saúde, ganha reforço da Prefeitura de Santa Maria, que amplia as datas de ações de imunização contra a poliomielite até outubro (veja abaixo). O motivo é que, até o momento, o Município ainda não alcançou 40% do quantitativo previsto a ser vacinado, que são crianças de 1 a 4 anos completos.

“A nossa meta, definida pelo Ministério da Saúde, é alcançar 95% da população na faixa etária para esta vacina. Então, estamos muito aquém dessa meta. E a gente precisa de fato da colaboração e conscientização dos pais e responsáveis legais de nossas crianças. Ainda mais quando paramos para avaliar as vacinações dos últimos cinco anos, em que a taxa de crianças imunizadas foi reduzindo gradativamente. Claro que agravamos a situação durante a pandemia, este período piorou o quantitativo de crianças imunizadas contra a polio. E esta doença foi erradicada 30 anos atrás e agora está na eminência do retorno. Isso é muito preocupante. Fazemos um apelo, nos ajudem a combater essa doença. Pais e responsáveis, façam a parte de vocês”, pede a secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig.

A coordenadora do Setor de Imunizações da Prefeitura, Cecília Mariane Pinheiro Pedro, informa que a procura pelas vacinas está muito baixa até o momento e que o período estendido deve ajudar na busca pelos imunizantes. Para isso, as secretarias de Saúde e de Educação estão unindo forças para a realização de iniciativas também em escolas (veja abaixo).

“Para a vacinação da poliomielite, a meta é de 13 mil crianças a serem imunizadas em Santa Maria e cerca de 4 mil se vacinaram até agora. Estamos muito abaixo da cobertura vacinal. A gente reforça o pedido para que as pessoas levem as crianças nas unidades de saúde para evitar que o vírus ressurja no país”, salienta.

Para a campanha contra a poliomielite, o grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos, sendo que as crianças menores de 1 ano devem ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário. As crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

A paralisia infantil, também chamada de poliomielite, é uma doença contagiosa, causada por vírus, que acomete os músculos e articulações. Pode causar paralisia permanente das pernas e atrofia muscular. A doença não tem tratamento específico, por isso, são tratados os sintomas. A criança infectada poderá ter sequelas permanentes.

A recomendação é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de vacinação. Além disso, unidades de saúde contam com turnos estendidos durante a semana. Após o término da campanha, as doses seguem disponíveis para a população.

OUTRAS VACINAS
Além da poliomielite, a Campanha de Multivacinação 2022 prevê a aplicação de outras vacinas, que estão à disposição para que as cadernetas de crianças e adolescentes sejam atualizadas (veja lista abaixo). A intenção é reduzir o número de não vacinados de menores de 15 anos e melhorar as coberturas vacinais, conforme o Calendário Nacional de Vacinação.

As campanhas de vacinação coincidem com a imunização contra a Covid-19 em andamento. As vacinas Covid-19 podem ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de 3 anos.

Assim como a imunização contra a poliomielite, recomendação é para que os usuários verifiquem, junto às unidades de suas referências, os dias e horários de vacinação. Após o término da campanha, as doses seguem disponíveis para a população.

VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE*
Público-alvo: crianças de 1 a 4 anos completos

Quinta-feira (29), das 14h às 16h30min:
– Associação Rosas de Março (Portelinha, Lorenzi)
– Loteamento Cipriano da Rocha (Salão Comunitário)

Sexta-feira (30), das 14h às 16h30min
– Campo do Paissandu, no Bairro Passo D’Areia

Dia 5 de outubro
– Escolas Municipais de Educação Infantil (conforme organização de cada escola)

Dia 8 de outubro
– Das 10h às 13h, na Praça Saldanha Marinho
–  Das 14h às 16h30min, na sede campeira do CTG Sentinela da Querência, Bairro Camobi

Dia 12 de outubro
Das 10h ao meio-dia
– Creche Estação dos Ventos, no Km 3
Das 14h às 17h
– Associação Comunitária Tancredo Neves
– Vila Jardim (Beco do Beijo)
– Área Verde do Alto da Boa Vista

*Confira com os postos de saúde do Município dias e horários de vacinação 

IMUNIZANTES DISPONÍVEIS**:
- Poliomielite
- Hepatites A e B 
- Varicela
- Influenza
- Meningocócica C
- Meningocócica ACWY
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano)
- BCG
- Febre amarela
- Tríplice viral
- Tríplice bacteriana
- Pneumocócica 10 valente
- Pentavalente (DTP/Hib/Hep B)
- VRH (Vacina Rotavírus Humano)
- VOP (Vacina Oral Poliomielite)
- Covid-19
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite)
**Todas as vacinas estão disponíveis, conforme a faixa etária indicada no Calendário Nacional de Vacinação.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Foto: João Alves (Mtb: 17.922)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial