Inicial > Notícias > Em ação social no Km 3,...

Notícias

27/08/2022 27/08/2022 18h20m

Em ação social no Km 3, cerca de 260 moradores são contemplados com matrículas de imóveis


Iniciativa da Prefeitura ocorreu na área verde, entre as ruas Luiz Castagna e Amaral, no Bairro Km 3

Mais de 260 famílias, que residem no Bairro Km 3, viveram um dia que ficará para sempre na lembrança. Na tarde ensolarada deste sábado (27), a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, entregou matrículas de imóveis para moradores da localidade. As Concessões de Direito Real de Uso (CDRUs) fazem parte da regularização fundiária que vem sendo realizada em diversos bairros do Município.

A iniciativa ocorreu na área verde do bairro, entre as ruas Luiz Castagna e Amaral. Na ocasião, o prefeito Jorge Pozzobom destacou a satisfação de vivenciar esse importante momento junto à comunidade. 

“É uma alegria participar da entrega desse documento porque é uma vitória de todos, principalmente de vocês, que já aguardam há muito tempo. Lembro também das mais de quatro mil entregas de escrituras que realizamos no Bairro Nova Santa Marta. Lá, muitas pessoas aguardavam há mais de 30 anos pela escritura. As concessões dão dignidade às famílias. Tenho muito orgulho da comunidade do Km 3. Aqui podemos comemorar e celebrar a obra da Estação de Tratamento de Esgoto. Com a pandemia, aumentou mais de 60% o investimento em materiais, por isso, rescindimos o contrato com empresas que não honraram os prazos para a conclusão da obra, mas afirmo que a Unidade de Saúde vai ser construída. Ainda, preciso destacar que para chegar ao dia de hoje, as pessoas não têm noção do trabalho e da grande burocracia que enfrentamos. Agradeço pela dedicação e comprometimento do Wagner, do Juliano e toda sua equipe”, falou o prefeito, pedindo uma salva de palmas para o trabalho da secretaria.
 
Foi o prefeito que entregou a primeira CDRU do dia nas mãos da dona de casa Nelsa Terezinha da Silva Freitas, que assinou o documento emocionada. 

“Esperei mais de 15 anos por esse momento. Hoje é um dia muito feliz, pois, finalmente a casa é minha vida”, disse ela. 

Expedito Dias Siqueira, também morador do Km 3, já aguardava há mais de 40 anos para ter em mãos a matrícula. 

“Hoje é um dia importante na minha vida. Uma grande satisfação o que estou vivendo. Fico muito agradecido”, comemorou Siqueira. 

O secretário de Habitação e Regularização Fundiária, Juliano Soares, também participou do evento e explicou a real importância da matrícula.
 
“Esse documento é a segurança jurídica para que o morador possa movimentar o seu imóvel. Por exemplo, quem recebeu o documento, agora, poderá realizar financiamentos para ampliá-lo ou reformá-lo e ainda, daqui a cinco anos, terá segurança jurídica para vendê-lo”, lembrou o secretário, acompanhado do adjunto, Wagner Bitencourt. 

De acordo com a pasta, o trabalho da Prefeitura de Santa Maria foi feito com recursos municipais e federais e não se resume apenas à entrega das certidões. Pelo contrário, passa também por investimentos na infraestrutura do Loteamento Km 3 e levantamento das condições sociais dos moradores.

Os proprietários dos imóveis que foram até o local, onde estava montada a estrutura coberta da Prefeitura, também tiveram acesso à vacinação contra a Covid-19 e a gripe, e vacinas de rotina para todas as idades. As equipes da Secretaria de Saúde também realizaram orientações diversas para a população. Durante a entrega das matrículas, os servidores da Secretaria de Desenvolvimento Social conversaram com os moradores e passaram orientações sobre o Cadastro Único, Auxílio Brasil, além de entrevistas e cadastros de recicladores para um projeto da Prefeitura. Já para a diversão das crianças, havia pula-pula e piscina de bolinhas.

A ação social teve o apoio da Guarda Municipal e também participaram do evento: secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves; chefe de Gabinete, Naldo Vargas; coordenador da Campanha do Agasalho, Rodrigo Capeleto; secretário de Saúde, Guilherme Ribas; adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig; o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o assessor superior de governo Leonardo Kortz; e o superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos; entre outros representantes do Município. Representando a Câmara Municipal, estiveram na ação as vereadoras Luci Duartes e Marina Callegaro.

As pessoas que estão dentro do perímetro regularizado do Loteamento Km 3 e não foram chamadas para receber a matrícula devem procurar a Secretaria a partir da próxima semana. A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária fica no Centro Administrativo Municipal (Rua Venâncio Aires, 2.277), no andar térreo, e o atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 13h30min.

Texto: Diniana Rubin (Mtb: 10.459)
Fotos: Ariéli Ziegler (Mtb: 18.114)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial