Inicial > Notícias > Prefeitura e Sindicato dos Professores Municipais...

Notícias

09/07/2021

Prefeitura e Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) se reúnem para debater acordo de greve


Encontro foi online nesta sexta-feira (9), e categoria apresentou alguns pedidos ao Executivo Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Educação (Smed), reuniu-se com representantes do Sindicato dos Professores Municipais (Sinprosm) para debater o acordo da greve ambiental, encerrada na última segunda-feira (5). O encontro entre as partes ocorreu de maneira virtual. Na ocasião, a coordenadora de Patrimônio e Organização do Sinprosm, Martha Najar, apresentou alguns pedidos ao Executivo Municipal para o retorno das atividades presenciais na Rede Municipal de Ensino.

Entre as solicitações, estão: manutenção de ensino remoto para professores que tenham e/ou que co-habitem com pessoas com comorbidades; equipamento de proteção individual (EPI) para os profissionais da Educação; entre outros. O prefeito Jorge Pozzobom esclareceu que equipamentos de proteção foram distribuídos para as escolas municipais que sinalizaram retorno para a atividade presencial e que, caso alguma instituição ainda não tenha recebido os EPIs, eles serão providenciados.

“Precisamos conversar e alinhar bem para que fique tudo certo. Esse diálogo permanente é fundamental para mantermos nosso trabalho pela Educação de Santa Maria”, reforçou Pozzobom.

A secretária de Educação, Lúcia Madruga, concordou que mais equipamentos serão solicitados para repasse às escolas, mas informou que a pasta vai precisar de um tempo para organizar tudo. 

“Já acionei o setor financeiro para termos ideia do que precisamos. Mas, temos que ter um tempo para essa organização. Agora, o que acho importante, é selecionarmos alguém da Smed e alguém do Sinprosm, que serão as pessoas a conversarem e alinharem bem tudo, para que, na próxima reunião, a gente já esteja com tudo encaminhado”, sugeriu Lúcia.

O procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, que também acompanhou a reunião, salientou que alguns pedidos do Sinprosm já estão regrados por decretos estaduais e municipais, como é o caso dos professores com comorbidades. Contudo, algumas ramificações solicitadas pelo sindicato, como os educadores que co-habitam com pessoas com comorbidades, é que precisarão ser avaliadas.

“Alguns dos pedidos nós sabemos que poderemos cumprir. Como os professores com comorbidades, eles não serão afastados, apenas seguirão com as atividades remotas devido à situação deles, mas cada caso é um caso. Então, para fazermos um documento com calma, sem margem para erros, é importante termos esse tempo de avaliar a lista de solicitações, para que possamos concluir o acordo”, pontuou Cortez.

Ao fim da reunião, foram escolhidos um representante da Secretaria de Educação e um do Sinprosm para debater sobre a lista de pedidos do sindicato. Uma nova reunião entre as partes será marcada para dar continuidade ao acordo de greve.

Texto e fotos: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Secretaria Extraordinária de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial