Inicial > Notícias > Prefeituras de Santa Maria e Itaara...

Notícias

30/04/2021 30/04/2021 18h15m

Prefeituras de Santa Maria e Itaara fazem parceria em projeto de recuperação da Estrada do Perau


Foto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)

Por meio da ação ReViva Perau, será lançado um edital cultural para que murais sejam pintados nos mirantes da via

Patrimônio histórico de Santa Maria e de Itaara, a Estrada do Perau é uma via que conecta as duas cidades por um caminho em meio à natureza e a belas paisagens. Para revitalizar a via, as prefeituras de Santa Maria e de Itaara fecharam parceria para limpeza e manutenção da estrada e de seu entorno, além dos três mirantes ao longo do percurso. Ainda pela ação ReViva Perau, será lançando um edital cultural com foco em definir artistas que pintarão murais nos mirantes da estrada.

Nesta quinta-feira (29), representantes das secretarias municipais de Santa Maria e de Itaara que estão envolvidas no projeto participaram de uma reunião na Prefeitura de Santa Maria. O cronograma dos serviços, com início previsto para a próxima quinta-feira, 6 de maio, foi definido no encontro. Nesta primeira etapa, a estrada vai precisar de bloqueios no tráfego de veículos durante a execução do trabalho nos dias 6, 7, 10, 11 e 12 de maio.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação de Santa Maria, Ticiana Fontana, ressalta a importância de agir em parceria com a Administração Municipal de Itaara. Ela também destaca o grande esforço que está sendo feito pelas duas prefeituras, já que envolve muitas secretarias e várias mãos.

“São nove secretarias municipais, sendo sete de Santa Maria e duas de Itaara, trabalhando de forma articulada e conjunta. O Perau é um lugar histórico, que guarda belezas naturais dessas cidades. Toda essa energia que está sendo mobilizada para realizar a revitalização do local só será efetiva se os visitantes e a comunidade que usam o espaço ajudarem a cuidar e a preservar”, salienta Ticiana.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural de Itaara, Arthur Heinz, concorda que a revitalização do Perau é importante aos dois municípios e fica feliz pela parceria.

“Somos cidades vizinhas, cidades irmãs. Trabalhar em conjunto é uma ótima forma de nos apoiarmos e entregarmos um lugar melhor para a população e para os visitantes dessas cidades”, avalia Heinz.

As secretarias de Santa Maria envolvidas no projeto são as seguintes: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação; Cultura; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura e Serviços Públicos; Esporte; Mobilidade Urbana e Meio Ambiente. De Itaara, são estas: Desenvolvimento Econômico, Turístico e Cultural e Infraestrutura e Serviços. O Setor de Trânsito de Itaara também vai auxiliar nas ações.

Texto: Joyce Noronha (Mtb: 16.033)
Fotos:
Joyce Noronha (Mtb: 16.033)

João Vilnei (Mtb: 18.086)/Arquivo
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial