Notícias
27/02/2020
Fundamentado em iniciativa da Prefeitura, Estado lança parceria para reduzir judicialização na saúde

Prefeito Jorge Pozzobom e secretário de Saúde, Guilherme Ribas, participaram do lançamento do Projeto Ser Saúde, em Porto Alegre
Dois documentos que têm como objetivo diminuir a judicialização na área da saúde foram assinados na manhã desta quinta-feira (27), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Trata-se do Projeto SER Saúde – Soluções Extrajudiciais Resolutivas, que tem como base a iniciativa que já é realidade em Santa Maria. O prefeito Jorge Pozzobom e o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, participaram do lançamento do projeto.
“O trabalho de garantir a saúde da população de Santa Maria é uma parceria entre o Município e a Defensoria Pública do Estado. Entre 2018 e 2019, conseguimos a redução no número de ações de medicamentos na ordem de 58%. Isso porque, durante 2019, foram prestados 292 atendimentos para usuários que pretendiam ajuizar ação pleiteando o fornecimento de medicamentos. Mas, por meio dessa parceria, foi detectado que apenas 122 usuários necessitavam efetivamente. Isso é respeito ao dinheiro público”, explica o prefeito Jorge Pozzobom, acompanhado da defensora pública Raquel Dorneles Loy.
A iniciativa local tem como premissa buscar alternativas terapêuticas para demandas judiciais de medicamentos que não estão presentes nas listas do SUS. Para o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, a base desse trabalho que vem sendo realizado em Santa Maria são os fluxos de trabalho bem definidos entre a Prefeitura e a Defensoria Pública do Estado.
“A partir deste acordo do governo do Estado, a intenção é que as ações diminuam ainda mais. Com isso, poderemos investir onde mais se necessita, que é na Atenção Primária, serviço prioritário de Santa Maria”, reforça Ribas.
O lançamento do Projeto SER Saúde – Soluções Extrajudiciais Resolutivas também contou com Matheus Marafiga e Roger Amorim, estagiários do curso de Direito que ajudaram a dar início a revisão dos processos de judicialização da saúde.
Projeto SER Saúde
A efetivação do Projeto SER Saúde contou com a assinatura de dois documentos: um acordo de cooperação entre o Estado, por intermédio da Secretaria da Saúde, a Defensoria Pública, a Famurs e o Cosems; e um termo de compromisso entre o Estado e a Defensoria Pública. As instituições vão unir esforços para reduzir o número de ações judiciais contra o Estado ao executar novas práticas extrajudiciais de obtenção de medicamentos.
Texto: Manuela Vasconcellos (Mtb: 14.102)
Fotos: Ascom / governo do Estado
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria