Notícias
01/07/2011 01/07/2011 17h36m
Autoridades do trânsito avaliam como positivo o primeiro dia das alterações na Presidente Vargas
A partir do meio-dia desta sexta-feira (1º) entrou em vigor a Operação Presidente Vargas. A ação, que foi executada pela Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana, modificou os semáforos da avenida, que passaram de três para dois tempos. Além disso, está proibida a conversão à esquerda a partir das ruas Marechal Floriano Peixoto, Serafim Valandro e Duque de Caxias. As alterações visam dar maior fluidez e segurança para quem trafega na Presidente, uma das principais vias da cidade, com problemas crônicos de congestionamento. (confira as alterações no mapa).
Além das modificações que foram realizadas durante as últimas semanas, para viabilizar as alterações, a partir do meio-dia desta sexta, além das equipes da Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana o próprio titular da pasta acompanhou de perto a repercussão das medidas. “Até aqui o resultado é extremamente positivo e acima da expectativa. Não tivemos registro de congestionamento”, avaliou Bisogno.
O secretário aponta que no horário de pico, entre 13h30 e 14h, o trânsito fluiu normalmente. “Passaram 33 veículos no sinal verde, na Serafim Valandro, e cerca de 40, na Presidente Vargas, quando antes passavam apenas oito carros”, diz Bisogno. Além do secretário, atuaram na Presidente para garantir a eficiência do novo sistema, as equipes de semáforos e de sinalização e oito agentes de trânsito, sendo dois em cada esquina e dois itinerantes. “Também estamos atentos às ligações dos entorno, que fluíram normalmente”.
O secretário conta ainda que muitos motoristas questionaram o fato de terem que fazer um trajeto maior para chegar ao destino. Eles foram informados que mesmo com o novo roteiro os estudos apontam que o tempo diminui e, com isso, há economia de combustível. Outros perguntavam se as mesmas medidas também seriam aplicadas na Avenida Medianeira, neste caso o secretário adiantou que já há estudos técnicos apontando a necessidade de implantar também nesta via.
O presidente da Cooperativa dos Taxistas de Santa Maria (Coopaver), Moacir da Silva, concorda com o secretário. Para ele, a primeira avaliação é muito favorável. “Nós entendemos a medida como positiva e estamos torcendo para que dê certo”, avalia o representante da categoria dos taxistas. Outro ponto que conta com o apoio do presidente é o contorno na quadra, à direita. Segundo Moacir isto traz mais fluência e segurança. O gerente do Sistema Integrado de Transporte (SIM), Cristiano Andretta, concorda às palavras do presidente da Coopaver. Para Andretta a avaliação também é muito boa neste primeiro dia, mas ele aguarda os próximos dias para ter uma ideia melhor.
Durante todo o final de semana a equipe da Mobilidade Urbana irá trabalhar para concluir toda a sinalização da Presidente Vargas e ruas do entorno, como a pintura de divisão de pista, faixa de segurança e faixa de contenção. O secretário reforça a orientação para que os motoristas estejam atentos a nova sinalização para evitar acidentes.
Confira as mudanças e as alternativas de roteiros para os motoristas
Há cerca de duas semanas a secretaria instalou duas placas com mapas e orientações para instruir os motoristas na Avenida Presidente Vargas sobre as mudanças no trânsito do local. Quando as alterações entrarem em vigor, na sexta-feira à tarde, não será mais possível fazer a conversão à esquerda, de quem trafega na Presidente Vargas, nas ruas Floriano Peixoto, Duque de Caxias e Serafim Valandro.
Acesso à Rua Floriano Peixoto (sentido centro-bairro)
Os motoristas que trafegarem pela Avenida Presidente Vargas, no sentido centro-bairro, e quiserem entrar na Rua Floriano Peixoto deverão fazer a conversão à direita na Rua Professor Braga e, após, à esquerda na Rua Tuiuti até chegar na Floriano Peixoto. Outra alternativa, apontada pela secretaria, é passar a esquina da Floriano Peixoto, dobrar à direita na Serafim Valandro, acessar à Rua Paul Harris e chegar à rua Floriano Peixoto.
Acesso à Rua Serafim Valandro (sentido bairro-centro)
Quem quiser adentrar na Rua Serafim Valandro, no sentido bairro-centro, será necessária a conversão à direita na Rua Duque de Caxias e, à esquerda, na Rua Francisco Manoel, até chegar na Rua Serafim Valandro. A segunda alternativa, é cruzar a Serafim Valandro, dobrar à direita na Floriano Peixoto, converter à direita na Rua Felipe de Oliveira tendo acesso à Rua Serafim Valandro.
Acesso à Rua Duque de Caxias (sentido centro-bairro)
Já para acesso à Rua Duque de Caxias, no sentido centro-bairro, os motoristas devem convergir à direita na Rua Serafim Valandro e dobrar à esquerda na Rua Tuiuti até chegar à Rua Duque de Caxias.
Texto: Jorn. Vera Jacques
Fotos: Larissa Mayer