Notícias

27/07/2019 27/07/2019 14h21m

Prefeitura de Santa Maria integra ação da campanha Julho Amarelo neste sábado


Profissionais e acadêmicos da área da saúde realizaram 273 testes gratuitos de hepatite e deram informações à população na Praça Saldanha Marinho

Para informar e conscientizar a respeito das hepatites virais, a Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, participou da ação Hepatite Zero realizada neste sábado (27), das 9h às 13h30min, na Praça Saldanha Marinho, no Centro. O prefeito Jorge Pozzobom compareceu ao ato de abertura, que contou com a animação da banda da Escola de Sargentos da Brigada Militar (Esfas).
“É missão da Prefeitura contribuir para a saúde dos santa-marienses. Por isso, ações como esta da Hepatite Zero sempre terão o nosso apoio, porque a realização de um teste simples pode salvar vidas”, destacou o chefe do Executivo Municipal.

 De acordo com a coordenadora da Política de HIV da Secretaria Municipal de Saúde, Daiane Tolentino, foram 273 testes realizados, número acima do esperado pela organização do evento.
“Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre as testagens. Explicamos que os testes estão disponíveis em unidades de saúde”, destacou a coordenadora.

A atividade Hepatite Zero foi promovida pelo Rotary Club de Santa Maria Sul e Rotary Club de Santa Maria, e realizou testes de hepatite B e hepatite C, de forma gratuita, na população que procurou os estandes.  Na ocasião, profissionais e acadêmicos da área da saúde distribuíram materiais informativos e esclareceram dúvidas aos visitantes.

A iniciativa integra a campanha Julho Amarelo, que busca a prevenção contra a doença que causa inflamação no fígado. Para a ação, a Prefeitura disponibilizou dois profissionais, além de residentes e acadêmicos. Eles foram os responsáveis por realizar os testes, auxiliar no diagnóstico, nas notificações e nos encaminhamentos para as unidades de saúde.

Saiba Mais

HEPATITES

Hepatite B: Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ocasionar inflamações no fígado
Transmissão: por meio de relação sexual sem preservativo, uso de instrumentos com sangue infectado (agulhas, seringas, material de manicure sem esterilização...) Da mãe para o bebê durante o parto.
Prevenção: vacinação e uso de preservativo

Hepatite C: a mais grave infecção que atinge o fígado
Transmissão: instrumentos infectados (agulhas, seringas...)Não é considerada IST, pois transmissão sexual é muito rara

Texto: Erenice de Oliveira (Mtb: 9040)
Fotos: João Vilnei / Prefeitura
Superintendência de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santa Maria

 

Fotos

Mais Notícias | Página Inicial